Qual a diferença entre WAN híbrida e SD-WAN?
Definindo SD-WAN. A SD-WAN usa software e tecnologias baseadas em nuvem para simplificar a entrega de serviços WAN para filiais. A virtualização baseada em software permite abstração de rede que resulta na simplificação de operações de rede. Permite que os gerentes de TI implementem de forma fácil e rápida conectividade baseada na internet – e os benefícios da onipresença, alta largura de banda e baixo custo – com resultados confiáveis, seguros e de alta qualidade.
Definindo WAN híbrida. A WAN híbrida utiliza uma combinação de links WAN privados, como MPLS e links WAN públicos, como a internet ou 4G LTE , para conectar sites geograficamente distribuídos. Soma os benefícios de links privados (confiabilidade, previsibilidade e segurança) e os benefícios dos links públicos (menor custo por bit e versatilidade). Oferece às empresas uma maneira versátil e econômica de conectar seus escritórios, continuando com links privados para enviar dados de missão crítica.
O SD-WAN controla a WAN híbrida. O SD-WAN controla links WAN subjacentes e oferece uma abstração de políticas empresariais e priorização de aplicativos, numa linguagem de alto nível. Através de um console de gerenciamento centralizado, a equipe de TI pode definir que aplicativos e tráfego específicos atravessem links WAN específicos. Por exemplo, enviar tráfego sensível a negócios e de segurança via MPLS e rotear o tráfego não crítico através do link da internet. Assim, num processo de migração para uma nova geração de redes virtualizadas, a SD-WAN torna a WAN híbrida mais fácil de implantar e operar, enquanto permite a melhor combinação de tráfego certo e melhor link WAN em um determinado momento .
Até logo