Qual o propósito da Telefonia IP?
A Telefonia IP tem como objetivo final substituir (absorver) a telefonia convencional. Utilizar a rede IP não apenas como transporte de voz, mas implementar todas as sinalizações e funcionalidades e atender aos requisitos de qualidade de voz.
A Telefonia IP permite que “telefones inteligentes” e PABXs sejam diretamente conectados à Rede IP, através de conexão direta à Rede Local. Assim como qualquer outro dispositivo IP: um PC, notebook, servidor ou impressora de rede – unifica as comunicações e disponibiliza facilidades que permitem usuários se comunicarem através de múltiplos serviços, checando mensagens de e-mail, correio de voz, fax e outros tipos de serviços, através de uma única interface integrada.
Os conceitos gerais da comunicação de voz no ambiente IP, não são muito diferentes daqueles utilizados na telefonia convencional.
O modelo de Telefonia IP prevê a conexão com a RTPC e com PABX e terminais legados para permitir a interoperabilidade entre as gerações de tecnologias.
Diferentemente das redes de telefonia tradicional, que são constituídas por 5 diferentes categorias de centrais e uma hierarquia complexa, a tecnologia de voz sobre IP traz consigo uma grande simplificação – podemos defini-la como uma rede de 3 camadas:
- 1ª Camada – Mídia Gateways. Controle de conexão (digitalização, codificação e decodificação e empacotamento da voz)
- 2ª Camada – Controle de chamadas. Estabelecimento e manutenção de chamadas)
- 3ª Camada – Aplicações e serviços (chamada em espera, audioconferência, caller ID, …)
Essa arquitetura é mais flexível, menos hierarquizada quando comparada à telefonia tradicional, possibilita a distribuição de funcionalidades em diferentes localidades e compoenentes, aliada à adoção de padrões abertos em APIs (Application Programming Interfaces) para desenvolvimento de novas funcionalidades.