Quais são os benefícios GEEDDS do roteamento IP?
O roteamento define os caminhos seguidos pelo tráfego em situações normais e em condições de contingência. O roteamento é a inteligência da rede e tem implicações diretas nas dimensões GEEDDS – gerência, economia, escalabilidade, disponibilidade, desempenho e segurança. Uma das formas de entender melhor o que é roteamento é avaliar os problemas que ele resolve nessas perspectivas.
Gerência (capacidade de visibilidade, monitoramento e controle). O roteamento segmenta a rede e aumenta a capacidade de visibilidade e controle da rede.
Economia (capacidade de agregar maior valor). O roteamento reduz o custo de operação da rede, já que melhora a gestão, escalabilidade, disponibilidade, desempenho e segurança.
Escalabilidade (capacidade de ajustar em quantidade e qualidade aos perfis de tráfego e acessos). A entrada de um novo ponto ou site em uma rede exige que todos os demais sites saibam como encaminhar tráfego para este novo ponto de rede. A rede aprende os novos caminhos para este site e pode direcionar o tráfego para ele. Este aprendizado é função própria do roteamento. O roteamento é fator fundamental para permitir escalar (expandir) as redes.
Desempenho (capacidade para atender aos requisitos de desempenho das aplicações de negócio)s. Balanceamento de Carga entre caminhos diferentes afetam a qualidade de serviço. Em uma rede são definidos caminhos alternativos entre sites. O uso adequado destes caminhos depende do roteamento utilizado.
Disponibilidade (capacidade de disponibilizar acesso aos ativos). Ao formar uma rede é usual definir um site backup para o CPD (Central de Processamento de Dados). Em caso de desastre ou de indisponibilidade do CPD, este site assume as funções do CPD. Para que isso ocorra é necessário que o roteamento detecte a queda do CPD e redirecione o tráfego para o site de “disaster recovery”. Em caso de falhas de um enlace, a rede precisa avaliar automaticamente quais caminhos alternativos para direcionar o tráfego. Essa verificação depende do roteamento utilizado.
Segurança. (capacidade de proteção dos ativos). Por segurança, podemos obrigar o tráfego a passar por um ponto de “teste de segurança”, para verificação de pacotes e permissões (firewall). O controle e direcionamento de tráfego é uma função típica do roteamento.
Até logo!