Uma rede é uma coleção de componentes:
Terminais … celulares, computadores, máquinas e coisas.
Meios e dispositivos de transmissão … sistemas de cabos, wireless, multiplexadores, compactadores, modens, são exemplos típicos
Nós … smartfones, computadores usuários, computadores servidores, roteadores, centrais de comutação, fontes de informação, sites, endereços de rede IP … qualquer dispositivo inteligente e endereçavel na rede.
Protocolos … são mensagens com formatos padronizados, regras para controle da comunicação, administração da rede e de todos os componentes intra e inter redes; o conjunto estruturados de protocolos, constitui a arquitetura de rede,
Usuários … pessoas ou máquinas que compartilham aplicações em rede; podem ser administradores, desenvolvedores e usuários.
Aplicações … produtos e serviços digitais, softwares e programas que rodam em coputadores, a razão de existir das redes … tais como comunicação de voz, comunicação de dados, transmissão de imagens, vídeo, TV, rádio, planilhas, e-mail, software como serviço.
Redes – combinação de dois ou mais computadores e suas conexões, os componentes físicos constituem; o hardware (equipamentos como adaptadores, cabos e linhas) e o software e o modelo conceitual que modela a rede lógica. Diferentes tipos de redes e emuladores fornecem funções diferentes.
Tipos de Rede
Rede de Computadores … ou redes de dados; na informática e telecomunicação é um conjunto de dois ou mais dispositivos eletrônicos de computação.
Rede Social … estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.
Rede de Conteúdo …
Rede Neural … é um tipo de modelagem computacional; simula o sistema cognitivo para realizar o aprendizado de máquina bem como o reconhecimento de padrões, interagir com seu ambiente em busca de reconhecer padrões que podem solucionar problemas dos mais fáceis aos mais complexos., através de um processo iterativo de ajustes aplicado aos seus pesos, o treino;
Tradeoffs de Rede
Uma rede e seus vários componentes constituem um sistema de tradeoff ou compromissos que pode ser categorizados em benefícios, custos e riscos, onde se abre mão de algum bem, serviço distinto, com nível de serviço distinto, para obter outro bem ou serviço distinto.
Uma rede reune recursos e capacidades … muito mais do que simplesmente transmitir informações de um ponto para outros.
Os componentes e indicadores podem ser categorizados em dimensões tais como:
Gerência … capacidade de visibilidade e controle das suas partes e componentes.
Economia … capacidade de apresentar uma boa relação custo-benefício.
Escalabilidade … capacidade de expandir ou reduzir a capacidade de serviço.
Desempenho … capacidade de atender requisitos de aplicação, e padrões da indústria, retardo introduzido pela rede, perda de informação (pacotes ou blocos de informação que trafegam na rede), vazão (produção por unidade de tempo).
Disponibilidade – capacidade de manter o sistema acessável e operacionalmente disponível.
Segurança – capacidade de reduzir vulnerabilidades e ameaças a um nível de risco aceitável.
Será essa “rede de atributos de valor” ou “modelo ou mapa de indicadores qualitativos” que modelarão e garantirão os “níveis de qualidade” e “perfil da rede” para obter a melhor solução para gerenciar contextos e situações específicas de estruturas de dados, informação e conhecimento.
Matriz GEADS
s, critérios, atributos de valor ou valores de rede que podem ser desdobrados em indicadores de menor ou maior ordem, de acordo com os objetivos da rede.