Porque os sistemas de comunicação são desenvolvidos e estruturados em camadas?
A figura abaixo ilustra o modelo de referência OSI – um padrão universal para a comunicação fim a fim nos sistemas de comunicação. Segmenta a comunicação em camadas. Cada camada representa um grupo de funcionalidades e protocolos. As camadas superiores são ditas de alto nível e as inferiores de baixo nível ou de rede. As camadas de nível 1 a 3 são normalmente implementadas pelos provedores de serviços de longa distância nas suas redes. No topo da pilha está a camada de aplicação, onde rodam as aplicações e os protocolos entre as aplicações. O nível mais baixo é o nível físico, responsável pela padronização da comunicação física, das funcionalidades, interfaces e protocolos de nível físico.
Qual a razão disso?
Além das regras de comunicação que devem ser estabelecidas numa rede de comunicação (no nível de rede), outros aspectos devem ser considerados para permitir que a comunicação entre dois pontos possa ser feita com sucesso. O fato de uma rede funcionar bem não garante que a comunicação fim a fim tenha sucesso.
- Como os dados devem ser transmitidos? Como devem ser os requisitos funcionais dos equipamentos/ estações dos clientes, em ambas as terminações, para garantir que os dados sejam transmitidos (e recebidos) na forma prevista pelo usuário?
- Uma rede, pela sua natureza, deve suportar uma grande variedade de dispositivos de diferentes fabricantes. Cada dispositivo, e cada aplicação que roda neles, pode requerer um método de acesso ou um protocolo diferente (isto é, um padrão de comunicação) para que a transmissão se concretize. No entanto, os dados devem ser apresentados aos usuários finais numa forma que eles possam reconhecer e manipular. Isso pode envolver conversão de protocolos, para acomodar um formato de usuário, código, sintaxe de linguagem, por exemplo.
- Como fica a comunicação entre terminais de diferentes velocidades? Qual deve ser o mecanismo de controle de fluxo entre os terminais de origem e destino? Como as mensagens, que são divididas em pacotes na rede, podem ser recuperadas, na íntegra, na outra extremidade da rede, pelo terminal do usuário de destino?
Esses controles adicionais devem ser incorporados nos terminais ou computadores e não nas redes. Isso levou à realização de uma seqüência de tarefas, de forma estruturada, culminando no conceito de arquiteturas de comunicação em camadas. O sistema de comunicação em camadas facilita o desenvolvimento, implementação e modernização de uma arquitetura de protocolos (composta por vários protocolos acomodados em diferentes camadas).
O modelo de referência da ISO (International Standard Organization), conhecido como Modelo OSI (Open Systems Interconnection) tornou-se um padrão internacional para arquiteturas em camadas.
A arquitetura de protocolos mais utilizada hoje em dia é a arquitetura TCP/IP, que suporta a Internet.
Até logo!