Quais são as principais características e benefícios da rede Metro Ethernet?
As redes Metro Ethernet são redes metropolitanas que oferecem acesso ethernet às redes de serviços.
O acesso ethernet substitui os acessos convencionais baseados em enlaces G.703 de 2Mbps sobre a rede SDH, rádio ou LP. Uma porta Ethernet pode ter velocidades de interface de 10 Mbps, 100 Mbps, 1 Gbps ou 10 Gbps, entretanto o througput pode ser configurado e limitado em steps de 64Kbps iniciando em 64Kbps e excursionando até 10 Gbps. O acesso ethernet possui as seguintes características:
- Gerência. Serviços Ethernet são suportados por um padrão e interface bem conhecidos que todos os computadores usam para se conectarem em rede. A Gerência centralizada permite mudanças de velocidade, QoS e até topologia via software via as estações de gerencia. A gerenciabilidade também é favorecida pela simplificação e redução dos equipamentos CPE. Multiplicidade de Serviços. As redes de acesso ethernet podem prover vários serviços, incluindo acesso ponto a ponto ou ponto multiponto para as redes de serviço. Os acessos ponto multiponto podem formar redes corporativas de ambiente metropolitano.
- Economia. A interface é barata. Custos elásticos (pay as you go). O acesso ethernet dispensa o uso de roteadores, modens, rádios ou multiplexadores (mux) nas dependências dos clientes. A porta ethernet é conectada diretamente no switch do usuário. Ou seja, redução de equipamentos CPE e economia de custos de investimento e manutenção (CAPEX e OPEX). Devido a granularidade, o usuário tem custos e implantação elásticos, com incrementos marginais e sob demanda. A opção de acesso multiponto é uma alternativa econômica , Esses vários fatores geram serviços mais baratos.
- Escalabilidade. O acesso Metro Ethernet é o mais escalar dentre todos os tipos de acesso podendo evoluir de 64Kbps à 10 Gbps sem a necessidade de nenhuma modificação de hardware. Todo o processo é feito através de configuração remota na gerência de rede.
- Desempenho. A natureza das redes ethernet permite o tratamento de QoS já no núcleo das redes de acesso que pode ser integrado ao núcleo das redes de serviço MPLS. A comutação por pacotes, estatística, fornece desempenho ótimo para portas com velocidades menores e aplicações críticas através do QoS. Capaz de comutar tráfego de até 10 Gbps.
Até logo!