Quais as vantagens das redes Metro Ethernet com switches?
As redes baseadas em switches ethernet evoluíram das redes corporativas. Algumas modificações foram realizadas para que switches pudessem ser utilizados em ambientes urbanos visando ampliar a robustez frente aos desafios meteorológicos e ambientes hostis, segurança e também ampliar a distância entre 2 switches.
A principal modificação e a que viabilizou o uso de switches em redes metropolitanas foi o desenvolvimento de interfaces ethernet com capacidade de se ligar em fibras por até 70 Km. Estas interfaces são chamadas GBICs (Gigabit Interface Converser). As redes de switches trazem algumas vantagens na oferta de serviços ethernet, pois, foram desenvolvidas para este serviço. Dentre as características das redes baseadas em switches podemos citar as seguintes:
- Serviços. Possibilidade de oferecer serviços ponto multiponto (PMP) que acarreta em vantagens para clientes com mais de um site em uma mesma localidade ou cidade. Além disso, o PMP permite naturalmente o tráfego de aplicações multicast como a distribuição de vídeo.
- Investimentos. O investimento em plataformas de switches é pequeno quando comparado a outras plataformas.
- QoS e Desempenho. Pode ser tratado desde a rede de acesso permitindo melhor uso da banda, economia e desempenho para aplicações críticas.
- Escalabilidade. Granularidade das velocidades de acesso desde 64Kbps até 1Gbps. A alteração de velocidade é feita por software remotamente nas estações de gerência.
- Gestão. As redes baseadas em switches permitem uma integração com as redes MPLS de backbone de serviços. Com o MPLS é possível oferecer um serviços de ethernet de abrangência nacional, isto é, clientes em cidades diferentes podem utilizar um serviço de rede ethernet ponto multiponto.
A rede de switches é baseada em pacotes e, portanto, oferece melhor utilização da banda. O melhor uso da banda é otimizado para o cliente quando se soma as facilidades de QoS e tráfego ponto multiponto.
Até logo!