Quais são as principais considerações que as empresas fazem para migrar para cloud?
A seguir uma lista de perguntas que devemos fazer para nós mesmos no processo de migração para cloud:
- Quais as preocupações sobre segurança e privacidade? Essa questão na maioria das vezes deve ser tratada na perspectiva da gerência de risco.
- Quão disponível e confiáveis serão meus recursos? No datacenter, a disponibilidade e confiabilidade, estão sob controle estão sob o controle da empresa. Normalmente são negociados níveis de SLAs com as áreas de negócios, baseados na criticidade das aplicações de negócios. Na migração para cloud é necessário que você saiba qual o nível de disponibilidade é realmente necessário e qual risco estamos dispostos a passar se o provedor de serviços não atender os níveis acordados. Terão aplicações que você poderá aceitar esses riscos e outras aplicações que não. Teremos que avaliar esses riscos.
- Sobre os meus dados? Existem várias questões associadas aos dados…. Os dados da minha empresa podem ser armazenados em qualquer lugar? O que acontecerá se os dados forem perdidos? Eles poderão ser recuperados? Quem é o responsável pelos meus dados? Como eu vou gerenciar?
- Sobre o provedor? O que acontecerá se o provedor sair do negócio? Como seria a recuperação dos seus ativos?
- Sobre a portabilidade de serviços entre provedores? Existem limitações quanto a um padrão aberto e único…. Isso significa que existem incompatibilidades entre formatos de dados e APIs. Esse é um ponto importante de avaliação.
- Existem alguns outros padrões de conformidade ou regulatórios a serem observados? O provedor atende aos requisitos de conformidade da sua indústria?
São várias avaliações de risco a serem feitas.
Conclusão: As empresas têm preocupações que precisam ser identificadas e resolvidas. As mais frequentes são: segurança, privacidade, disponibilidade, visibilidade, controle dos dados, confiabilidade no provedor, portabilidade da solução entre provedores e conformidade com padrões da indústria.