Qual a evolução dos SOR – Sistema Operacional de Rede – da Microsoft?
Durante os anos a Microsoft lançou várias versões de servidor de sistema operacional de rede – SOR: Windowns NT Server 4, Servidor Windowns 2000, Servidor Windows Server 2003, Servidor Windowns Server 2008 e Windows Server 2012:
- Windows NT Server 4 – Último de uma série de windows NT (New Technólogy ), com processamento de 32 bts e suficientemente confiável para operar como um servidor de rede em grandes redes. Hoje obsoleto, mas importante devido ao legado – muitas das funcionalidades de SO introduzidas no NT estão ainda em uso. A mais importante funcionalidade introduzida foi o “modelo de diretório” baseado no conceito de domínio – um grupo de computadores gerenciados por uma única base de dados de diretório. Para acessar um recurso compartilhado dentro do domínio é necessário ter uma “conta de usuário” válida.
- Windows Server 2000 – Agregou os seguintes valores: rapidez, facilidade de gerenciamento, confiabilidade e escala para tratar com redes pequenas e grandes. A funcionalidade mais significante foi o Diretório Ativo (DA), com um único diretório para todos os recursos e possibilidade de inclusão do diretório nos programas de desenvolvedores. Para pequenas redes, com até 50 computadores, a Microsoft lançou um “bundle” (cesta de produtos) com: Windows Server 2003 (SO), Exchange Server 2003 (e-mail e instant messaging), SQL Server 2000 (servidor de base de dados), Front Page 2000 (desenvolver websites) e Outlook 2000 (e-mail).
- Windows Server 2003 – Versão melhorada do DA. Melhoria nas interfaces com usuário e no desempenho. Uma significativa mudança na interface de programação de aplicação (API) para programas Windows:.NET Framework. Suporte a um maior “cluster de computadores”: computadores que trabalham como um único servidor. Um sistema de arquivo distribuído, para combinar “drives” (discos de armazenamento) em vários servidores e criar volumes compartilhados. Suporte para SAN – Storage Area Network. Firewall Internet embutido.Uma nova versão do servidor web, “Internet Information Service (IIS)”.
- Windows Server 2008 – Mais melhorias no DA. Uma nova interface gráfica de usuário (GUI) baseada no Windows Vista, incluindo um novo kit de ferramentas para o gerente. Uma nova versão do core do SO, para melhorar o desempenho de servidores, sem nenhum GUI, que roda inteiramente à partir de linhas de comando ou por um computador remoto. Uma nova versão do Internet Information Services (IIS). Suporte à conexões na Internet via HTTPS para servidores sem a necessidade de estabelecer uma conexão VPN (rede privativa virtual).
- Windows Server 2008 R2 – Em 2009 a Microsoft atualizou o Windows Server 2008. Introduziu várias funcionalidades, incluindo funcionalidades de virtualização, que permite rodar mais de uma instância de um SO dentro de um mesmo computador servidor, uma nova versão do IIS (7,5) e suporte para até 256 processadores. Roda apenas em servidores de 64 bits, tais como Itanium e Xeon.
- Windows Server 2012. A melhoria mais significativa é o “Metro UI” para ser usada com “displays sensitivos ao toque”. Um novo sistema de arquivo que substitui o NTFS, para prover maior desempenho e confiabilidade. Redesenho do “Gerenciador de Tarefas”. Gerência de Endereçamento IP para automaticamente descobrir que endereços IP estão sendo usados na rede. A habilidade de suportar servidores e 640 procesadores e 4TB de RAM.
Até logo!