Quais são as 4 etapas de um projeto de rede?
Abaixo 4 passos que resumem uma abordagem genérica e estruturada para diagnóstico e desenvolvimento de um projeto de rede para atender às necessidades de uma organização:
- Objetivos de rede. Quais são os objetivos da rede IP? Quais são os requisitos de negócios que precisam ser satisfeitos? Este passo do processo de concepção necessita de pesquisa e pode ser demorado. O que se segue, entre outras coisas, deve ser considerado: Quem são os usuários da rede IP e quais são as suas necessidades? Que tipos de solicitações serão suportadas? A rede IP substitui um sistema de comunicações existente? Que medidas de migração devem ser considerados? Quais são os requisitos GEEDDS? Qual a topologia, componentes e relacionamentos da rede? Qual é a expectativa de vida da rede? Qual é o orçamento?
- Coleta e Análise de Informação de Projeto. A informação que é necessário para a construção da rede depende de cada aplicação individual. No entanto, os principais tipos de informação necessárias pode ser deduzida a partir das dimensões GEEDDS (Gerência, Economia, Escalabilidade, Disponibilidade, Desempenho e Segurança). É importante coletar essas informações e passar algum tempo analisando-as para desenvolver uma compreensão aprofundada do ambiente e limitações impostas ao projeto da nova rede IP.
- Criar uma Proposta ou Especificação. Após estabelecer objetivos e analisar as informações coletadas, uma proposta de projeto pode ser concebida e, posteriormente otimizada. As considerações de projeto podem ser atendidas com um objetivo de prover diferenciais (ou otimizações) em 1 ou mais dimensões GEEDDS. Uma vez que foram identificadas as prioridades de concepção, a concepção pode ser criada, desenvolvida e documentada.
- Crítica. A fase final do processo de projeto é revisar o projeto antes de ser implementado. O projeto pode ser modificado nesta fase com facilidade, antes de qualquer investimento seja feito em infraestrutura ou desenvolvimento do trabalho. .
Bom projeto!