Quais os problemas que os serviços de Hosting resolvem ?
Definição
O processo pelo qual um site é colocado em um servidor e disponibilizado na Internet é chamado de hospedagem (hosting). Hosts são os computadores que estão conectados à Internet sem parar, para que os arquivos do site que você colocou sobre eles estejam sempre acessíveis.
Utilidade
Imagine você colocando seus arquivos em um servidor que alguém desliga a cada noite. Ao tentar acessar o seu site, seus visitantes noturnos e clientes receberão mensagens de erro. Além disso, esses servidores precisam de um software web de hospedagem. Existem muitas razões para você não querer hospedar um site você mesmo. A principal delas é que é necessário um conhecimento técnico significativo. Muitas pessoas no mundo já perceberam que a auto hospedagem é problemática, por isso existem os serviços de hospedagem.
Os serviços de hospedagem permitem que os desenvolvedores do site se concentrem no produto e minimizam preocupações sobre sua distribuição.
Infraestruturas Otimizadas
Os provedores de hosting otimizam ambientes e computadores para armazenarem sites web, estarem acessíveis e proverem altas velocidades. São removidas todas as coisas desnecessárias em um computador; sem jogos de cartas, programas de pintura, monitor ou teclado. Provedores de hospedagem acumulam prateleiras desses computadores e alugam o espaço nesses servidores para pessoas que queiram hospedar seus sites.
Controle e Comunicação
Provedores de hospedagem oferecem tipicamente um painel de controle para os desenvolvedores do site para gerenciar o site e permitir que arquivos sejam movidos para esses servidores remotos usando File Transfer Protocol (FTP). O FTP permite que os programas troquem arquivos entre computadores conectados à Internet. Se você hospedar o www.site.com em um computador (servidor) que vive em outro lugar, como é provavelmente o caso, o FTP permite estabelecer uma ligação e interagir com um servidor remoto para mover arquivos do seu site para ele, mesmo se ele esteja localizado em um estado diferente ou país. Essa interação é normalmente limitada a mover arquivos (gerenciamento de arquivos), Mas você não precisa de muito mais do que isso.
Quais são os tipos de hospedagem oferecidos e quais suas vantagens e desvantagens?
Fornecedores de hospedagem têm vários tipos de hospedagem:
Hospedagem compartilhada. Quando vários usuários compartilhem um único servidor. O provedor de hospedagem essencialmente divide um servidor em um certo número de peças e aluga cada parte para um usuário diferente. Porque você está compartilhando um servidor com vários outros usuários, planos de hospedagem compartilhada são tipicamente mais barato. Eles também são os mais inflexíveis. Se você precisa atualizar a versão de uma linguagem de programação ou alterar outra configuração no servidor compartilhado, você não pode. Há um trade-off entre preço e flexibilidade, mas esta solução normalmente funciona para websites simples, como sites pessoais.
Servidor dedicado. Como o nome sugere, um plano de servidor dedicado lhe permite alugar um servidor inteiro para fazer o que quiser. Claramente, isso vai ser uma proposição muito mais cara, mas você pode personalizar o servidor de qualquer maneira, e garante que problemas de outras pessoas não se tornam o seu (isolamento). Este tipo de plano faz sentido se você está hospedando vários sites, especialmente se eles têm um tráfego significativo e uso substancial de banco de dados (nomes de usuário, informações de cartão de crédito, quais itens são mais populares, etc.).
Servidor virtual dedicado. É uma combinação de um plano de hospedagem compartilhada com um plano de servidor dedicado. Por meio da virtualização de servidores, provedores de hospedagem pode oferecer espaço de servidor que você pode tratar como um servidor dedicado, mas na realidade e compartilhado. Você pode personalizá-lo como quiser, ao contrário de planos de hospedagem compartilhada, mas vários clientes podem estar ligados ao mesmo servidor. Espaço do computador e poder de processamento não sejam desperdiçados, beneficiando assim o provedor de hospedagem, e os clientes não têm que pagar por um servidor inteiro se não precisar dele.
Colocation. Em um plano de hospedagem Colocation não há nenhuma transação acontecendo. Você realmente possui o servidor, mas ao invés de gerenciá-lo você mesmo, você dá a um provedor de hospedagem. O que você paga é a largura de banda (o uso da Internet) e as taxas de manutenção (para espaço, energia, climatização e assim por diante.
Quais são as perguntas mais frequentes sobre Hosting Gerenciado?
Hosting gerenciado é mais caro? Depende. Os preços do hosting são mais altos, mas o hosting gerenciado permite reduzir o TCO – tempo, recursos, administração interna e custos do cliente. Essa é a conta a ser feita.
Hosting Gerenciado oferece um serviço totalmente “hands-off“? Não. Os níveis de serviços variam entre provedores e classes de serviços. Mesmo com os mais altos níveis de serviço, os clientes deverão fornecer seus próprios conteúdos e outras tarefas não essenciais.
Apenas iniciantes necessitam de hosting gerenciado? Não. Grandes empresas com uma equipe altamente qualificada em tecnologias Web pode querer usar um provedor de hospedagem gerenciada , para atender demandas como “time to market”, redução de TCO, dentre outros.
Um provedor de hospedagem manterá sempre os dados seguros e protegidos?Contratualmente o provedor não é legalmente obrigado a proteger os dados em “todas” as condições. Mesmo backups de backups podem ser destruídos em uma catástrofe. É sempre inteligente manter backups recentes de dados críticos em um ou mais locais.
Hosting gerenciado mantem o site funcionando 24/7, sem interrupção? Sempre existem casos raros que o serviço pode tornar-se indisponível. Diante disso, serviços de backup e continuidade de negócios devem ser adicionados, de acordo com os níveis de disponibilidades exigidos.
Hospedagem gerenciada protege os recursos do cliente contra vírus e outros tipos de ataques? Provedores de hospedagem e serviços gerenciados aplicam políticas e mecanismos para proteger os seus servidores e software de ameaças externas, incluindo malware e ataques de DDoS (Denial of Service). No entanto, há sempre a possibilidade de que sofram também ataques e danos.
Hospedagem são limitados em termos de opção de sistemas operacionais e funcionalidades? Sim. No entanto, Os provedores oferecem os padrões mais frequentes.
Quais são as situações e vantagens do uso de Hosting Dedicado?
Hosting de servidor dedicado é o aluguel de servidor dedicado utilizados geralmente para hospedar site e aplicações de um único cliente:
- Necessidades mais comuns que levam a escolha para servidores dedicados são: hosting de website da corporação, sites de e-commerce, sites de alto tráfego e que demandam alto nível de segurança e confiabilidade .
- Existem várias opções de hardware de servidor diferentes disponíveis, desde servidores básicos aos mais sofisticados.
- As principais características de hardware são: tipo e velocidade de processador, RAM, memória, sistema operacional, firewall, banda, nível de serviços gerenciado
Veja dois casos mais frequentes de demanda de servidores dedicados:
Caso 1: O cliente dispõe de ambiente de hospedagem compartilhada e necessita de maior suporte, desempenho, disponibilidade e segurança:
- O site ou aplicação cresceu o suficiente para exigir suporte adicional e controle que servidores dedicados fornecem.
- A experiência do usuário está sendo negativamente impactada por baixas velocidades de carga, tempos de resposta mais lentos e indisponibilidade
- Previsão de problemas de disponibilidade e desempenho no longo prazo.
Caso 2: Correntemente a empresa hospeda servidores in-house ou num datacenter:
- A questão de espaço e temperatura do ambiente tornou-se um problema
- Alto crescimento da conta de energia
- Exigência de melhores requisitos GEEDDS
- Equipe de TI sobrecarregada
- Interrupções na Internet /energia impactam aplicações de clientesNão existem sistemas de backup para redundância