Quais são as novas vulnerabilidades criadas com o uso de cloud computing?
Nuvens são afetadas por ataques maliciosos e falhas da infraestrutura (por exemplo, falhas de energia). Tais eventos podem afetar os servidores de nomes de domínio da Internet e impedir o acesso a uma nuvem ou podem afetar diretamente as nuvens.
Grandes ataques e grandes prejuízos vêm acontecendo ao longo dos anos.
Um provedor de cloud, os prestadores de armazenamento em nuvem e um provedor de rede, podem implementar políticas diferentes e as interações imprevisíveis entre balanceamento de carga e outros mecanismos reativos podem levar a instabilidades dinâmicas.
Agrupamento dos recursos em centros de dados localizados em diferentes áreas geográficas é um dos meios utilizados hoje para diminuir a probabilidade de falhas catastróficas. Esta dispersão geográfica dos recursos pode ter efeitos colaterais positivos adicionais, que pode reduzir o tráfego de comunicação e os custos de energia, enviando o processamento para locais onde a energia elétrica é mais barata, e pode melhorar o desempenho de uma estratégia de balanceamento de carga inteligente e eficiente.
O preço a pagar por qualquer otimização do sistema é o aumento da sua complexidade. Por exemplo, a latência da comunicação através de uma rede de área ampla (WAN) é consideravelmente maior do que a de uma rede de área local (LAN) e requer o desenvolvimento de novos algoritmos para a tomada de decisão.
Até logo!