Como funciona o Google? O Google tem dezenas de “fazendas de servidores” O Google provê computação como um Serviço Público. Ao todo, possui milhões de computadores, com uma necessidade de aumentar a capacidade de processamento de dados estratosférica. Todo centro possui um ou mais clusters (grupamentos) de computadores servidores-clientes. Os servidores são construídos com microprocessadores e…
Jogos na Internet
Como funciona o jogo Second Life na Internet? O “computador” que roda o Second Life (jogo de grande sucesso na Internet) não existe em um único lugar isolado; é montado em várias moléculas de armazenagem e processamento de dados que flutuam na nuvem global da computação. Quando você acessa o Second Life, usa seu navegador para…
Salesforce.com
Como funciona o serviço de administração de contas da Salesforce? Um exemplo comercial do supercomputador Web é o modo como a Salesforce.com distribui seu serviço de gerenciamento de contas. Um software básico roda em um grande número de servidores situados em vários centros de dados. Os clientes da Salesforce usam o gerenciamento de contas pela Internet. Na…
Internet – processamento e armazenamento distribuídos
Quais são os benefícios potenciais do uso da Internet para serviços de processamento e armazenamento de dados? O CERN, o lugar em que a própria Web nasceu, usa o Supercomputador Mundial de forma particularmente criativa. Em 2007, o laboratório terminou a construção do maior instrumento cientifico da Terra, um acelerador de partículas. Quando a máquina estava…
Internet e Retornos Crescentes de Escala
O Google comprou o YouTube – a nova rede de vídeos da Internet – em 9 de outubro de 2006. O êxito do Youtube revela muita coisa sobre os processos econômicos mutáveis da computação e a forma pela qual eles estão afetando o comércio, o emprego e até a distribuição da riqueza. Só dez meses se passaram quando Hurley…