Para gerenciar o desenvolvimento das pessoas na sua empresa é necessário um conjunto de princípios e conceitos para orientar e suportar a construção do pensamento e comportamento.
Veja lista inicial de referência para ajudar a criterizar a gestão individual e coletiva:
Autogestão … autoregulação, automonitoramento e capacidade metacognitiva; saber discernir o que é ser eficiente (fazer certo as coisas) e ser eficaz (fazer as coisas certas).
Competência … a empresa não deve se apoiar em super-homens e sim em pessoas competentes que entregam aquilo que se espera.
Conhecimento … saber transformar dados em informação e informação em conhecimento; valorizar a característica humana para mudar a si e o ambiente no entorno (contexto).
Equipe … a empresa pode ser uma única pessoa., mas não crescerá e sobreviverá se não se transformar em uma equipe.
Ética … conjunto de regras comportamentais (código moral) para guiar intenções.
Objetividade … expressar numa forma que possaa ser experienciada por outros; o trabalho é algo impessoal e objetivo; estado mental contraposto da subjetividade.
Subjetividade … explorar as características do indivíduo.
Pessoas como Ativos. … pensar nas pessoas como ativos ao invés de centro de custos.
Oportunidade … a empresas deve oferece a todos oportunidades de progredir como pessoa.
Reciprocidade … a pessoa depende da empresa e a empresa depende da pessoa.
Socialização … assimilação d hábitos, características comportamentais e culturais da empresa.
Transparência … clareza, sinceridade, não ambiguidade.
Autoridade e Responsabilidade … transparência e autoridade são proporcionais à responsabilidade; responsabilidade = função ( transparência, autoridade)