
Trilha de Aprendizagem é um método que organiza o aprendizado em roteiros estruturados e personalizados … é uma jornada de desenvolvimento que conecta sujeito e empresa.
Uma trilha serve para guiar o ensino e aprendizado na empresa através de uma sequência lógica de ferramentas e conteúdos gerenciados por todos.

Check List
Trilhas de Aprendizagem.
Propósito Características e Aplicações.
- Propósito … trilha de aprendizagem é especialmente endereçada para desenvolver competências específicas … transformar o processo de aquisição de conhecimento em uma jornada clara, engajadora e adaptada às necessidades individuais e coletivas, de forma sinérgica, contributiva em time.
- Características … uma trilha é um mapa que traça caminhos e relações do que vem antes e depois … deve ter propósito e aplicações específicas … várias características combinadas, diversidade de recursos, adaptação, autonomia, engajamento, organização, desenvolvimento contínuo, aprendizado acelerado, “on the job, roteirização, equilibração prática, feedback e mentoria.
- Diversidade de Recursos … uma trilha deve otimizar recursos e facilitar combinar vários tipos de ferramentas disponíveis, como check lists, diagramas, esquemas, modelos, teorias, práticas, tecnologias, de forma articulada.
- Flexibilidade … uma trilha de aprendizagem é fundamentalmente de caráter flexível, servir vários propósitos, características e aplicações.
- Adaptação … a trilha caracteríza-se por ser adaptativa, permitir inserção, alteração e retirada de caminhos em função de situações, necessidades e interesses.
- Autonomia … trilhas permitem que o sujeito e a empresa escolham módulos e ritmos em função de necessidades e interesses.
- Engajamento .., a trilha, por ser um mapa claro de caminhos, aumenta o engajamento, facilita o sincronismo e articulação de times e perfis individuais, para um mesmo propósito.
- Organização … a trilha apresenta uma estrutura deaprendizagem dividida em etapas, evita sobrecarga de informação, suporta aprendizagem significativa com novos aprendizados ancorados no conhecimento acumulado anterior.
- Desenvolvimento Contínuo … a trilha é uma referência suporta que facilita abordagem iterativa para o desenvolvimento ... orientar e motivar a busca ativa e permanente por novas habilidades e informações essenciais empresa, times e indivíduos, se adaptarem às rápidas mudanças, crescimento pessoal, inovação e competitividade … focar em “aprender a conhecer”, “fazer”, “conviver” e “ser” para criar um ciclo de crescimento e realização.
- Aprendizado Acelerado … trilhas são abordagens complementares focadas em maximizar a eficiência no desenvolvimento de habilidades … estruturam o “que”, “como” e “quando” aprender, organizando conteúdos de forma lógica para traçar “caminhos de aprendizagem” … o aprendizado acelerado utiliza técnicas baseadas em neurociência para otimizar o “como” aprender, permitir aquisição rápida e maior retenção … trilhas são baseadas em leituras ativas e praticas deliberadas e repetições espaçadas.
- Aprendizagem “On the Job” … a trilha de aprendizagem orienta a aprendizagem no exercício da função … o treinamento no trabalho, fornece a estrutura, mapa educacional e esquemas para a aplicação prática real do aprendizado no contexto da tarefa consolidada e permite feedback imediato.
- Personalização … a trilha é um percurso personalizado de estudo deve permitir que o funcionário e a empresa escolham os recursos (meios, processos e conteúdos) mais adequados aos seus objetivos e ritmos … o sujeito tem autonomia para escolher caminhos e habilidades.
- Roteirização … trilhas e roteiros são metodologias complementares voltadas para a estruturação de experiências educacionais … focar no desenvolvimento de competências de forma organizada e contínua … a trilha é o mapa da jornada de aprendizado, a roteirização é o “script detalhado” de cada etapa dessa jornada.
- Equilibração … geralmente, 70% da aprendizagem na empresa eficaz vem da experiência prática no dia a dia (on the job).
- Mediação … a gtrilha por ser um roteiro claro facilita o papel do facilitador (mediador) que interage com o aprendiz … seleciona estímulos e faz a ponte entre o conhecimento objetyivo e o conhecimento do sujeito (o que observa e aprende) .. a mediação afia, desafia e garante uma aprendizagem significativa, contextualizada e asserti.

Conclusão.
Podemos criar vários tipos de trilhas e o check list anterior descreve propósito, características e aplicações de trilhas.
O propósito é servir como metaferramenta para a construção das trilhas empresariais e zonas de aprendizagem proximal.
Facilitar traçar mapas, caminhos e relações do que vem antes e depois no processo de aprendizage, definir propósito e aplicações específicas, características combinadas, usar a diversidade de recursos, focar na adaptação, autonomia, engajamento, organização, desenvolvimento contínuo … facilitar a produção e aprendizado acelerado, “on the job, de ferramentas, roteirização, equilibração prática, feedback e mentoria.
O checl list anterior reune indicadores qualitativos selecionados e qualidade que podem ser selecionados para a construção de trilhas com propósitos, características e apçlicações específicas e essenciais para a sua empresa e situação de negócio.e uma trilha.
- Colaborae
- Aforismos … como construir e usar provérbios científicos e práticos para aprender significativo?
- Check List … como usar listas de verificações para aprender, ensinar, modelar e ler de forma ativa?
- Analise na Empresa … como usar os vários tipos de análise para solucionar problemas?
- Análise de Dados … como processar grandes volumes de informações para tomar decisões e fazer previsões?
- Aprender a Aprender … como desenvolver a metacognição e esquemas para modelaras funções cognitivas com foco em tarefas?
- Contatos e Conexões …
- Ciência na Empresa … como criar ferramentas de autoconscientização e uso do método científico na empresa?
- Cognição .. como usar a ciência cognitiva para aumentar a inteligência individual e coletiva
- Cloud Computing … como migrar e ganhar vantagem competitiva?
- Comunicação na Empresa … como sistematizar os proincípios, regras e gferramentas da comunicação interna e externa da empresa?
- Construtivismo … como implantar a educação cognitivista, interativa, mediada em rede.
- Economia na Empresa …
- Ferramentas
- Filosofia Empresarial
- Gestão
- Gestão de Conhecimento
- Informação
- Gestão de Dados
- Gestão Finananceira
- Gestão de Informação
- Gestão de Mudança
- Recursos
- Gestão da Informação
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Processo
- Gestão de Projeto
- Gestão de Tarefa
- Gestão de Valor
- Investigação de Necessidades
- Justificar Valor
- Lógica na Empresa
- Inteligência Artificial
- Inteligência Competitiva
- Investigação de Necessidades
- Conhecer a Oferta
- Marketing
- Mapas
- Marketing Digital
- Mediação
- Métodos
- Modelagem e Modelos
- Matrizes
- Motivação
- Necessidade
- Pesquisa
- Pensamento Crítico
- Perguntas
- Planos Empresariais
- Práticas Deliberadas
- Solução de Problema
- Teorias
- Teoria de Rede
- TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação
- Tomada de Decisão
- Venda
- Venda Complexa





