
O modo focado pode ser um inimigo em muitas situações e nos “prender num conceito”, não evoluir e impedir que você veja a questão de outra forma; quando entramos nesse estado, devemos “comutar” para o estado difuso para sair do labirinto”.
- Thomas Edison famoso por sua criatividade, aproveitava o modo difuso e usava a seguinte técnica …
- Relaxava para tirar uma soneca, sentado com um rolamento de metal na mão.
- Ao dormir o rolamento caia da sua mão numa frigideira ou chapa de metal que ele deixava no chão e o acordava com o barulho.
- Ao acordar, ele aproveitava o estado difuso do despertar da soneca e anotava os fragmentos de pensamento que vinham na sua mente no modo difuso.
- Salvador Dali usava um processo muito parecido …
O sono talvez seja o fator mais eficaz e importante para fazer o modo difuso enfrentar um problema difícil, de forma descontraída.
- O modo difuso funciona como uma parada para restabelecer conexões e energias.
- Dormir pensando no assunto dá ao cérebro tempo para resolver a tensão entre os modos focado e difuso que ocorre quando você está aprendendo novos conceitos e técnicas.

Conclusão.
Dormir é uma boa forma de fazer seu cérebro pensar livremente sobre um problema que você quer resolver ou trabalhar de forma criativa; usa o modo difuso de pensar e atingir um nível de compreensão mais elevado.





