- A figura ilustra uma “estrutura em árvore“ … aplicada para organizar dados em várias situações e algoritmos, para mapear relações entre coisas, todo, parte, componente, subcomponente.
- Estrutura de Dados não Linear … diferentemente das listas , a árvore descreve conexões (relacionamentos) de elementos (nós) de forma hieráquica (pai e filho) e não sequencialmente, como nas listas e com estrutura flexível diferente das matrizes, que são sadas para representar grafos e árvores.
- Grafo Conexo … um tipo especial de grafo … sempre existe um caminho entre quaisquer nós da árvore.
- Grafo e Cíclico ... não existe círculos ou loops, ou seja, nenhum nó pode ser seu próprio ancestral.
- Eficiêcia Mental e Computacional … acesso rápido à informação de forma indexada, fácill de incluir e retirar nós, posicicionar nós, descrever concentrações, distribuições, caminhos mínimos e máximos, pesos de relacionamentos, custos, etc.
- Representação, Processamento e Compreensão … uma árvore pode ser simplificadamente descrita como formada por nós raíz, ramos e folhas.
- Recursividade ... é usada para resolver problemas de forma que um processo se refira a si próprio até atingir um ponto de parada (caso base).
- Relações … árvore pode ser representada via grafos, conjuntos, listas e matrizes.
- Arvores binárias … são muito usadas, onde um nó pai pode ter no máximo dois filhos, decisões binárias, do tipo sim e não .
- Modelagem …representar problemas reais, forma de pensar e computar flexível e humana, especificar e garantir clareza, precisão, repetição correta, desempenho consistente, controle e ajustes de situações, pensamentos, normas, planos, ações, análises, avaliações, sínteses, caminhos e decisões para alcancar um objetivo específico.
- Exemplos de Modelagens … processos, procedimentos específicos, atividades, subatividades e tarefas, árvores genealógicas, algoritmos, estrutura de arquivos ou pastas, interfaces gráficas, banco de dados, conexão de sites na internet, etc.
- Árvore Sintática … estrutura hierárquica das regras gramaticais da linguagem … regram como os símbolos de uma linguagem de programação devem ser combinados para formar programas válidos … garante que o código seja estruturado de forma consistente e compreensível para o compilador ou intérprete.
- Processamento de Linguagem Natural ... prover estrutura de dados hierárquica para representar a estrutura sintática ou semântica de uma frase. … campo da inteligência artificial para computadores entenderem, interpretarem, e gerarem linguagem humana.
- Modelar Linguagens Digitais … estruturar dados de forma hierárquica para organizar e modelar informações de forma eficiente., desde a organização de sistemas de arquivos até a análise sintática de código.
- Árvore de Pesquisa ... organizar elementos (nós) de forma que a pesquisa, inserção e exclusão de dados sejam eficientes, inclusão de várias fontesd eou nós de diferentes naturezas e relações.
- Computação Gráfica … a árvore é uma ferramenta muito usada para mapeamento e modelagem 3D, organização visual de elementos e sistemas, organização dos dados para facilitar e aumentar o desempenho e redução de custo de operações geométricas, envolvendo grandes voluimes de dados, translações e rotações, criação de hierarquias, permitir operações de busca rápidas, e assim por diante …
- Banco de Dados … árvores estruturam e perm item acesso aos dados do forma hierarquica e não serial, permitem acesso rápido e eficiente, o que as torna ideais para indexação em bancos de dados, buscas rápidas e recuperação de informações.
- Aninhar Conjuntos e Hierarquias … permite representar e gerenciar eficientemente conjuntos aninhados e hierarquias, organização de dados de maneira não sequencial, com uma relação clara de “pai e filho” entre os elementos.
- Categorizar e Classificar …
- Memorizar … a “árvore” é frequentemente usado como metáfora para organizar informações de forma hierárquica e para criar conexões com as raízes (o básico) e os galhos (os detalhes) … isso ajuda a memorizar e reconstruir memórias, sejam episódicas ou epistêmicas.
- Representar estruturas e hierarquias matemáticas.
- Definir ou pesquisar caminhos ou rotas num grafo.
- Posicionar e acionar subrotinas.
- Roteiros e Scripts … a árvore permite via a sua estrutura não linear (ou interativa), criar “árvore de diálogo”, “árvore de narrativa”, comumente usada em videogames, e inteligência artificial (IA) e roteiros de vendas ou suporte a vendas.
- etc.

Conclusão.
O check list apresenta propósito, características e aplicações da estrutura de dados árvore para a cognição e computação.
Quando representamos um contexto (matematicamente como um conjunto de dados) em formato de árvore, criamos um mapa hieráquico com nós e relacionamentos tal como na figura.
Criamos categorias, subconjuntos e hierarquia
As árvores são parametrizadas e gerarm vários tipos de operações e indicadores qualitativos, que explicam siua forma através das relações qualitativas e quantitativas entre nós e relacionamentos.
Dessa forma podemos comparar formas de pensar e resolver problemas avaliando vários novos paraâmtros ou indicadores que nosw ajudam a geometrizar os componentes do contexto, prover mais inteligência de contexto ou de rede (conjunto de nós e relações) para definir escopo, tomar decisões, para um dado contexto.
Dessa forma, cada tomada de decisão vem acompanhada de uma conjunto rico de indicadores, tais como …
- Tamanho da árvore … número de nós na árvore.
- Altura … distância mais longa do nó a uma folha.
- Profundidade … nível do nó, distância do nó a raiz.
- Vizinho … pai ou filho.
- Antecessor … nó acessível de filho para pai.
- Descendente … nó acessível pai para filho.
- Grau … número de filhos do nó.
- Gráu da árvore … grau máximo de um nó na árvore.
- Distância … número de arestas do caminho mais curto entre dois nós.
- Largura … número de nós em um nível.
- Folhagem … número de folhas.
- Floresta … conjunto de uma ou mais árvores disjuntas.




