Existem vários indicadores para medir a qualidade e maturidade de um sistema de gestão.
Indicadores qualitativos são diferentes e complementares dos indicadores quantitativos ou KPIs.
São indicadores não numéricos, que são analisados de forma subjetiva e objetiva, ou seja através da percepção do sujeito à luz de um modelo ou esquema.
Indicadores qualitativos da gestão falam sobre comportamentos, ambiente, satisfação, estados mentais, percepções, avaliações de valor, poder de decisão … tudo que é importante, específico, relevante que explica ou é a razão dos indicadores quantitativos e resultados dos esforços individuais e coletivos da empresa.
- Alinhamento … apontar direcionamentos; destacar recursos, indicadores, tarefas, pessoas e técnicas para a mesma direção e sentido estratégico da proposta de valor da empresa.
- Ambiente … qualidade dos recursos e tudo que envolve o sujeito e empresa para planejar, desempenhar, controlar e ajustar a tarefa.
- Articulação … nível de garantia de conexão e interação entre atividades e tarefas do projeto, processo e empresa, prover flexibilidade e resiliência.
- Autonomia … capacidade de tomar decisões informadas, não coagidas, planejadas, consistentes, justificadas; autogovernança; autogestão, autosuficiência.
- Economia … capacidade de reduzir despesas, otimizar os recursos e gerar tarefas
- Credibilidade …
- Flexibilidade … maleabilidade, rapidez de movimento ou reposta a um estímulo ou problema; elasticidade; elegância.
- Controle … averiguar execução correta com o plano; garantir faixas de tolerância e poder de decisão, níveis e padrões de qualidade, garantias, acordos de níveis de serviço, melhorias contínuas e inovações.
- Resiliência … da estrutura de recursos que suporta a tarefa.
- Planos … coleção de planos de referência, articulados a objetivos e situações empresariais nos vários níveis (ioperacional, tático, estratégico).
- Padronização
- Produtividade …
- Parcimônia … equilibrar planos e ação, não adianta muitos planos e pouca ação ou vice versa; trilhar o caminho do meio.
- Qualidade
- Reprodutibilidade … repetição de resultados da tarefa com grau de fiabilidade elevado.
- Sincronismo … capacidade de controlar o ritmo da tarefa e TMA da tarefa.
- ZDP … conjunto de descrições dos componentes e indicadores da gestão da tarefa, e como ela contribui ou é afetada pelos seus componentes internos e pelo ambiente externo; fonte de consulta e suporte em rede; busca facilitar a facilitar a análise de gaps, compartilhamento, controle e construção do conhecimento em rede, facilitar a autocorreção, reduzir incertezas para planejar, desempenhar, controlar e ajustar uma tarefa.a compreensão ou execução da tarefa; a ZDP deve retratar o gráu de espeialização técnica, cognitiva e emocional para executar e reproduzir os resultados esperados da tarefa.
Conceituar, contextualizar, situacionar, conhecer os limites (paradigmas e fronteiras); mapear o escopo, formular propósito