
As previsões são por definições antecipações do futuro.
Existem muitos métodos que podem ser combinados, mas de uma forma geral, podemos dividir as previsões em dois grandes grupos: previsões qualitativas e previsões quantitativas, que trabalham em conjunto.
- A previsão tem uma relação intrínseca com a pesquisa … só é possível via pesquisa.
- A pesquisa é fundamental para entender o comportamento de um sistema e desenvolver modelos de previsão.
- Modelos de previsão são ferramentas matemáticas e computacionais que estimam valores futuros com base em dados passados.
- A pesquisa e seleção de modelos são fundamentais para aprimorar a precisão das previsões.
- Através da avaliação de diferentes modelos e da análise de erros, a pesquisa ajuda a identificar os melhores modelos e métodos de previsão para cada situação.
- A previsão é um processo interativo onde a pesquisa desmpenha papel central em todas as suas etapas.
A previsão é baseada num modelo pesquisado, os resultados das previsões são avaliados e a pesquisa aprimora os modelos e métodos empregados para tornar a previsão mais precisa.
Exemplos de Previsões na Empresa.
- Qual o tamanho e crescimento do mercado?
- Qual a o desempenho da marca no mercado e concorrência?
- Qual o desempenho das ofertas concorrentes no mercado?
- Qual a previsão de demandas de mercado,
- carga de trabalho e posicionamento de preço?
- Como o negócio funcionaria em diferentes cenários ou situações futuras.
- Quais os períodos de sobrecarga e ociosidade no curto prazo?
- Qual o modelo de previsão mais apropriado em termos de: 1) tipo de evento a ser previsto, 2) tipo de informação disponível, 3) o nível de precisão dos resultados.
- Como implementar os diferentes tipos de modelos de previsão?
- Quais as projeções financeiras para projetar os salários de funcionários ou definir o orçamento anual.
- Qual o impacto de mudanças no ambiente de trabalho?
- Qual a previsão do dimensionamento de recursos e força de trabalho?
- Como as tendências atuais (receitas, custos, consumidores, dados demográficos, etc.) afetarão o desempenho ou orçamento anual?
- Qual a viabilidade de um novo negócio, produto ou oferta?
- Que produtos e serviços devem ser desenvolvidos?
( Essas perguntas iniciais ilustram a complexidade, múltiplas aplicações, perspecticas e variáveis envolvidas consideradas nas pesquisas aplicadas na empresa … mostram também a importância das ferramentas de previsão para estimar os efeitos de causas no curto, médio e longo prazos e medir o desempenho e precisão da gestão.)
Uma das melhores formas de aprender na empresa é fazer previsões, isso por que demanda compreender a situação presente e suas relações e além disso, projetá-las no futuro … trata-se de projetar um conjunto de variáveis e parâmetros, conceber uma ou várias equações ou modelo que pemita fazer isso, considerando todos os fatores e ambiente que afetam essas projeções.
Previsões Qualitativas … Aplicações.
- As previsões qualitativas são subjetivas, dependem da mente humana.
- São usadas quando não existem dados disponíveis sobre o objeto do conhecimento (por exemplo no lançamento de um novo produto).
- Desenvolver uma ideia que exige vários fatores com demandas difíceis ou impossíveis de modelar matematicamente.
- Calcular valor aproximado de alguma coisa ou prejuízo.
- Conjecturar, avaliar algo sobre alguma circunstância, baseando-se nas evidências e fatos disponíveis.
- Resolver problemas envolvendo variáveis sociais, mercado, econômia, altamente incertas ou subjetivas que só o ser humano pode resolver.
- Sempre são essenciais para ncluir julgamento, parecer ou prover opinião especializada.
- Traduzir opiniões de gerentes, especialistas, pesquisas de mercado, estimativas de equipes de marketing, vendas, operação, etc.
- Reunir informações de vários canais de maneira lógica, imparcial e sistemática relacionadas aos fatores que estão sendo estimados.espaç
- Interpretar e transformar informações qualitativas em estimativas quantitativas e vice versa.
Previsões Quantitativas
As previsões quantitativas só acontecem quando existe histórico de dados e quando é razoável supor que os padrões passados continuarão no futuro.
Podem ser simples, ou altamente complexas.
- Ponto de estimativa – basear o ponto futuro num único ponto no passado.
- Análise da média – a previsão do ponto futuro é baseada na média de um grupo de dados; essa média pode ser aritmética simples, móvel (deslocando o período de 12 meses a cada mês decorrido) ou ponderada (que incorpora as variações e as reflete por meio da ponderação).
- Análise de regressão – utilizada quando existem dependências entre variáveis … por exemplo: influência de um tipo de campanha … se muitas variáveis são envolvidas a fórmula se torna excessivamente complexa.
- Análise de Séries Temporais – baseiam-se na hipótese de que o padrão anterior da “variável dependente” continuará no futuro, identifica e separa as tendências de sazonaliddaes.
- Tendência são padróes e níveis de crescimento de demanda.
- Sazonalidades e sazonalidades são padrão de flutuações da demanda ao lono do tempo e perídos de análise.
- O fundamento deste método é que o indicador de controle sujeito à previsão pode ser influenciado por uma série de fatores que podem ser isolados e utilizados para estimar o que ocorrerá no tempo futuro abrangido pelo previsão.
- Análise de séries temporais identifica os padrões básicos que se combinam para indicar um padrão histórico da variável dependente e desenvolve um modelo para repeti-lo.