Qual o ganho de escala e economia advinda da estrutura multilocação das redes SDNs?
Gerenciar Multi‐Tenants ou multilocação permite que uma única instância de um aplicativo de software seja executada num servidor, enquanto vários inquilinos (grupos de usuários) compartilham essa instância do aplicativo. No entanto, cada inquilino tem uma parte dedicada da instância do aplicativo, para que cada um deles tenha acesso aos dados e funcionalidades do aplicativo, de forma isolada e segura.
Multilocação geralmente resulta em economias de custo bastante significativos, porque ao contrário de executar várias instâncias do aplicativo, aplicativos multi‐tenant compartilham recursos como memória e processadores. Além disso, multilocação tende a reduzir custos de licenciamento, porque menos instâncias do aplicativo são necessárias para servir um grande número de usuários de software inferior.
Multilocação é, em muitos aspectos, o equivalente moderno do “timing sharing” ou compartilhamento de tempo que muitas vezes foi usado nos primórdios dos computadores mainframes.
Aplicativos Multi‐tenant são fornecidos frequentemente com o uso de virtualização, que é um dos elementos-chave da SDN – software defined network.
Até logo!