Pesquisa Científica na Empresa … é a realização concreta da investigação científica planejada, é ciência aplicada, baseada em normas da metodologia científica, ganhar e garantir conhecimento cientifico sobre um assunto … de forma sistemática, metódica, crítica e objetiva.
- Visa educar e ensinar a empresa, equipes e indivíduos, a realizar um estudo planejado e objetivo (ou seja, não baseado na subjetividade de cada um).
- Desenvolver e gerenciar modelos (mentais, de negócios, operacionais), planos (estratégicos, táticos e operacionais) que possam ser gerenciados.
- Alinhar, sincronizar e articular empresas, tarefas, atividades, projetos, processos e pessoas.
- Responder perguntas de acordo com um método e modelo científico referendado.
- Gerar informações, indicadores de mudança, conhecimentos, perguntas, hipóteses, testes e respostas.
- Explorar, observar, responder questões para construir e testar hipóteses de processos de negócios.
- Usar diferentes tipos de pesquisa (tecnologias, procedimentos, estruturas e conteúdos) para diferentes propósitos, contextos, circunstâncias e situações.
A pesquisa científica é a ferramenta da investigação científica para cientificar a empresa … gerenciar a informação nas atividades essenciais da empresa, ao longo de seus ciclos e estágios de planejamento, desempenho, controlole e ajustes.
Veja um exemplo de check list sobre propósito, características e aplicações da pesquisa científica na empresa …
Pesquisa Científica no Planejamento Estratégico.
Atividades empresariais mais frequentes e emergentes da aplicação da pesquisa científica …
- Proposta de Valor … definir os atributos de valor que a empresa investe para atrair clientes e agregar valor social … desenhar a “matriz de valor geral da empresa, marca e ofertas”.
- Missão … rdescrever a razão de existir da empresa, que deve estar presente nas mentes, corações e decisões na empresa.
- Valores … descrever princípios orientadores, regras, capacidades para garantir a missão e visão.
- Visão … descrever aspirações, desafios, mudanças, situação futura.
- Plano … documento que materializa decisões e escolhas, objetivos, metodologia de acompanhamento.
- Plano Estratégico … modelo de negócio, proposta de valor, modelo operacional, KPIs, Clientes Ideais
- Modelo de Negócio … explicar o funcionamento, definição de caracterísicas essencias da empresa, atividades, recursos, parceiros, recursos, segmentos de mercado, clientes alvo, canais de logística e vendas, estrutura de receita e custos.
- Modelo Operacional … representação visual e abstrata de como uma empresa opera o seu modelo de negócio.
- Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) … métricas para medir mudanças e progressos.
- Segmentação de Mercado e Clientes Ideais … qualificação e quantificação.
- Parcerias … oportunidades para agregação de valor ao modelo de negócio e marca, com diferenciais e vantagens competitivas.
- Preço ... ajustar as curvas de demanda, oferta e preço.
- Recursos Chave … identificar melhores recursos (tangíveis e intangíveis como e tecnologias e marca. patentes).
- Ética … regras, normas e códigos de conduta, instruções para orientar comportamentos científicos, artísticos, procedurais e etiquetas.
- Filosofia da Ciência …
São atributos subjetivos, mas definidos e medidos objetivamente para prover referência, padrão e evolução.
Marketing.
- Plano de Marketing.
- Gestão da Marca … signo, identidade, símbolo, imagem mental que vale mais do que mil palavras.
- Segmentação de Mercado … eficácia e eficiência, prospecção produtiva, regra de Pareto.
- Cliente Ideal …
- Mix de Marketing … composto 7P – Pro
- Ofertas de Marketing … composto 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção, Processo, Pessoa, Evidências Físicas.
- Campanhas … aquisição, monetização e fidelização de clientes.
- Funil de Marketing … sistemáticas e ferramentas para configurar relacionamento e joraanadas de compra de ofertas, em estágios.
- Marketing Digital … conjunto de técnicas para transformar e expandir o marketing no ambiente digital.
- Socialização … educar o mercado
Vendas …
- Análise da Situação Competitiva.
- Indicadores de Desempenho de Vendas.
- Formulação de Objetivos de Venda.
- Justificativas de Valor.
- Modelo de Processo de Venda.
- Planejamento e Plano da Venda.
- Proposta de Venda.
- Plano de Contatos.
- Previsão de Demanda.
- Previsão de Resultados e Receitas.
- Prospecção de Oportunidades de Vendas.
- Ofertas de Marketing.
- Conscientização de Necessidades.
- Resolução de Problemas.
- Técnicas de Vendas
- Administração de Vendas
- Sistuações e Estratégias Vendas.
- Objeções de Vendas.
- Fluência situacional.
- Funil de Marketing e Vendas.
- Promover a Marca.
- Comunicação de Vendas.
- Descrição de produtos e serviços.
ofertar e comercializar mercadorias, produtos e serviços para gerar receita … atrair e despertar a curiosidade e interesse pelas suas ofertas de marketing, motivar e persuadir clientes e não clientes comprar suas ofertas … motivar pessoas não só usar, mas investir mais e com mais frequência, comprar, contratar, selecionar.