Os objetivos de marketing … variam de acordo com o ciclo de vida da empresa e suas ofertas e se propõem a qualificar e quantificar o que se quer atingir em termos de mercado, produto e consumidores.
O objetivo essencialmente precisa projetar uma imagem clara, consistente e motivadora do “mercado x produtos x consumidores”.
Qualquer objetivo deve ser essencialmente desdobrado em metas quantitativas e relações com outros objetivos.
Objetivo vive em rede … ou seja, a rede de pessoas, ferramentas,
O método SMART (inteligente em ingles) é um mnemônico que significa 5 características essenciais de qualquer objetivo bem definido – – eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
A formulação de objetivo é uma habilidade essencial da gestão que gera objetivos eficazes e eficientes para direcionar grupos sociais, times, pessoas.
SMART é um método ou ferramenta que descreve os passos básicos para uma análise “Mutuamente Exclusiva e Completamente Exaustiva“.
O Objetivo é a maior abstração na gestão, após o propósito.
Orienta, direciona e dá sentido a toda ums cadeia ou rede de recursos … pessoas, conhecimentos, materiais, ferramentas, planos … tanto articular e sincronizar,
O objetivo essencialmente precisa projetar uma imagem clara, consistente e motivadora do “mercado x produtos x consumidores” de forma SMART … Specífica, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
Exemplo: “entrar no mercado Z, com o produto X e ganhar Y % do mercado em 1 ano”.
Um fator fundamental na formulação de objetivos é a construção da rede de objetivos …. cada objetivo deve estar “conectado em rede” com outros objetivos, para que a empresa trabalhe como um”time”, todos entendam o seu papel tático na estratégia da empresa.
Cada área e foco de de gestão monitora grupos de indivadores de controle interconectados.
- Financeiro – receita, custo, retorno do investimento, margem, turnover, lucro.
- Produção – velocidade de negócio, capacidade, produtividade.
- administração – gestão de recursos, processos, mudança, pessoas, conhecimento, etc.
- logística – compra, armazenamento, distribuição, entrega.
- TIC – redes e sistemas de informação e comunicação.
São os objetivos e metas SMART, “conectados em rede”, que irão orientar os vários tipos de gestão.
Avaliar o desempenho das equipes, identificar desvios e fazer previsões.
Objetivos fazem a máquina empresarial andar mais rápido, precisa e na direção certa.
Toda a atribuição, tarefa, atividade, processo têm o objetivo (característica qualitativa e meta (característica quantitativa).