As operações lógicas estão na base da argumentação formal e da língua natural … são ferramentas para …
- Melhorar o Raciocínio … a lógica pemite analisar, sintetizar, compreender, comunicar e explicar melhor o processo de formação e uso da razão; orientar a criação de proposições, sentenças, que podem ser verdadeiras ou falsas, que podem ser concatenadas via argumentos, que justifiquem ou avaliem a veracidade de propostas e opiniões.
- Desenvolver a Razão … a lógica aumenta a capacidade de raciocinar e desenvolver a razão (capacidade de raciocinar), tirar conclusões e compreender, tal como na matemática, onde a razão é o quociente entre dois números, conceitos ou proposições.
- Focar na Forma Lógica … a lógica representa argumentos através da gramática formal e do simbolismo de um sistema lógico e explicita semelhanças ou diferenças de argumento com outros do mesmo tipo.
- Formalizar a Gramática … a lógica é usada para criar conjuntos de regras (sintaxe) que definem como formar cadeias de símbolos em uma linguagem formal.
- Formalizar a Linguagem … a lógica é fundamental para criar linguagens artificiais, desenvolvidas pelo homem e compreendidas por homens e máquinas, baseadas em regras sintáticas e endereçadas para aplicações, contextos e objetivos específicos.
- Modelar a Linguagem Natural … a lógica pode representar ou modelar características estruturais importantes da linguagem natural, usada no senso comum, na comunicação do cotidiano, como a generatividade e a composicionalidade da linguagem, explicitar critérios gerais para distinguir o bom raciocínio do mau, tal como o realizamos ou, o equivalente, tal como ele é ou pode ser expresso em argumentos declarados em alguma linguagem natural ou outra ..analisar e avaliar a linguagem natural, a forma de comunicação mais comum entre seres humanos, que é expontânea e não premeditada; seu processamento é de interesse da IA.
- Construir Sistemas Lógicos … a lógica é frequentemente estudada para construir sistemas lógicos, que basicamente listam todas as verdades lógicas, de um subgrupo da lógica, por meio de aplicações de regras recursivas, que podem ser repetidamente aplicadas e concatenadas; isto é feito identificando axiomas (verdades absolutas) e regras de inferências, dos quais podem ser inferidos teoremas e verdades lógicas.
- Criar Regras e Argumentos … entender axiomas e princípios para deduzir, induzir, abduzir, avaliar e criar proposições verdadeiras.
- Identificar Analogias … comparar conceitos e relações semelhantes para validação pela logica.
- Aumentar o Desempenho Cognitivo … a capacidade de argumentar, inferir, concluir, comunicar, provar, objetivar, afastar subjetividade.