Marketing é provavelmente a função organizacional com mais visibilidade e está constantemente sendo colocada em discussão do ponto de vista da ética.
Marketing ético se refere à prática de promover produtos ou serviços de sucesso, de maneira honesta, transparente e justa para todas as partes envolvidas, incluindo os clientes, a empresa e a sociedade em geral .
( de uma forma geral quando analisamos a ética são considerados os seguinte sentimentos
Integridade
Reciprocidade
Justiça
Estabelecer uma filosofia de ética de marketing ajuda a empresa a honrar os direitos dos consumidores e obter muitos outros benefícios.
Quando estudamos a ética do marketing, estamos estudando o comportamento baseado em , códigos de conduta moral, intenções para
seu todo filosófico, as suas principais normas, regras, aprendizados de ocorrências de interações, problemas, conflitos
Existem basicamente forças no marketing que ajudam a modelar e estudar a ética baseada nessas suas relações:
1) Espírito e estímulo capitalista e materialista do marketing.
2) Estudo das técnicas e prática éticas focada na gestão de atividades de markeing
Para construir a filosofia do marketing, devemos usar as perguntas e problemas filosóficos em questões especifíficas
nos componentes ou ativos do marketing mais críticos para a empresa.
Ambas as categorias são constituídas de muitos pontos de vista e não há consenso sobre eles
Atividade de Marketing
Precificação.
publicidade e vendas.
Conto histórias verdadeiras sobre sucessos da empresa?
Qual a nossa reputação?
a ética é um conceito complexo e subjetivo e tende a ser interpretado de acordo com as circunstâncias e percepções pessoais. Como resultado, os atores do marketing e dos negócios se movem em uma zona amoral, deixando para o mercado e a sociedade a tarefa de julgá-los.
Marketing
- Crio desejos e necessidades ou apenas satisfaço necessidades?
- Coopero com apego excessivo às posses materiais de produtos, serviços e soluções?
- Aproveitar fraqueza e dificuldade emocional da pessoa para influenciar, ganhar vantagem e comercializar ofertas de produtos e serviços?
- Estimulo a economia, gestão, atendimento, desempenho, segurança … ou os atributos mais importantes para o meu cliente ideal?
- O marketing desenvolve e promove produtos prejudiciais aos consumidores e sociedade, gera aumeto do custo social?
Produto
- O produto pode causar algum dado para que usa?
- O consumo constante do produto pode causar agum dano ao consimidor?
- As informações do produto são necessárias e sufiucientes para a decisão de compra?
- O produto lançado tem sua obsolencência planejada e perderá o valor para o consumidor?
- O desenvolvimento do produto causa dano ao meio ambieente em alguma estapa da produção?
- A embalagem é adequada e econômica e evita desperdícios?
Comunicação
- Contamos hstórias verdadeiras sobre uso e sucesso das nossas ofertas?
- Cumprimos as vantagens do que protemos?
- Informamos quem são nossos clientes ideais?
- Decrevemos as nececessidades e problemas que resolvemos de forma específica, mensuráve, relevante, acessível e temporal.
- aracterísiticas e funcionalidade dos produtos
Preço
- A estruturas de preços das ofertas são objetivas e claras para o consumidor?
- Expressam vantagens e desvantagens.
- Preços de acessórios, produtos e seviços agregados apresentam uma estrutura e nível de preço consistente?
- Os custos de manutenção são adequados com os custos totais do produto.
- O preço dos produtos essenciais está essencialmente alto para o público alvo para o perfil da demanda?
Promoção
Os preços praticados na seleção estão realmente abaixo dos preços praticados normalmente?
Distribuição
Existe abuso de poder na relação entre integrantes do sistema de distribuição?
Vendas
- A postura e abordagens dos vendedores pressiona ou constrange os consumidores a comprar?
- O vendedor procura primeiro investigar e compreender o problema para só depois oferecer a solução baseada nas necessidades declarada pelo consumidor?
- O vendedor omite ou exagera informações relevantes do produto para manipular a percepção de valor do produto pelo consumidor?
- O vendedor tenta vender produtos pouco adequados para os consumidores, para cumprir metas?
- O vendedor superestima e ofere soluções mais complexas e caras, quando poderia oferecer uma solução mais simples, efeitiva e barata?
Atendimento
- A contratação está facil para o consumidor entender, direitos, deveres estão claros?
- O processo de cancelamentos de compras ou serviços é simples, não complicado, quase automático, que demonstra confiaça nas transações e relações comerciais?
- O acesso a reclamações ou novas solicitações de serviço é fácil, conveniente, físico e digital.