Check List
Boas Práticas para Repetições Espaçadas.
Passo 1 … Planejar o Aprendizado
- Formular Objetivo … definir: 1) descobrir, 2) entender, 3) compreender, 4) aprender, 5) comunicar, 6) ensinar ou 7) especializar?
- Gestão do Aprendizado … Usar o método de gestão PDCA – Planejar, Desempenhar, Checar e Ajustar
- Estratégia de Modularização … segmentar o plano em “N blocos de 30 minutos”.
- Dividir repetições espaçadas em 2 partes: 1) 25 minutos de pensamento focado no plano e sua execução e 5 minutos de pensamento difuso, para controle, ajustes e recompensa.
- Avaliar Desempenho … 1) objetivo alcançado, 2) corretismo na aplicação do plano, 3) consistência nos resultados, 4) capacidae de produção, 5) evitação de distrações e interrupções, 6) ajustes ou melhorias no plano ou execução
Passo 2 … Preparação e Análise de Conteúdo
- Fazer leitura rápida ou “exploratória” ou “escopo” do aprendizado.
- Observar estrutura, capítulos, títulos, subtítulos, tópicos, imagens, palavras chave, perguntas, conclusões e testes.
- Anotar passagens relevantes para atingir os objetivos SMART.
- Identificar passagens mais e menos importantes, dispensáveis ou que possam ser mais rapidamente entendidas.
- Sinalizar inicialmente para o cérebro, conceitos e relações importantes e de interesse, que devem ser exploradas e memorizadas.
Passo 3 … Leitura Seletiva e Detalhada
- Selecionar as passagens/blocos e informação para leitura detalhada, baseado no plano e preparo.
- Descartar informações irrelevantes para o objetivo de aprendizado.
- Fazer uma leitura de compreensão, com atenção e foco, para as passagens relevantes.
- Fazer anotações de conceitos críticos/âncoras,.
- Fazer anotações sobre novos conceitos e seus significados.
Passo 4 … Anotações
- As anotações são usadas para comentar, esclarecer, elucidar, explicar e fazer associações.
- Anotar é importante porque é uma prática que exige interpretar e concentrar atenção, escrever, relembrar, fazer associações, conexões neurais e memorizar.
- As anotações podem ser marcações, símbolos, desenhos, imagens, frases e palavras chave.
- São úteis para facilitar marcar pontos para análise, observações para facilitar a execução de próximas sessões de repetições espaçadas e a jornada de aprendizagem como um todo.
- Facilitar a memorização e compreensão de relações entre conceitos e ciclos de repetição espaçada.
Passo 5 … Reflexão
- Pensar e analisar a experiência, o seu resultado e o que foi aprendido.
- Ampliar a visão e compreender causas e consequências do aprendizado.
- Entrar em contato consigo mesmo.
- Assumir o controle e fazer mudanças.
Passo 6 … Imagens
- Se conscientizar que imagens valem mais do que mil palavras.
- Usar imagens para facilitar entender, compreender, aprender, memorizar comunicar e ensinar.
- Avaliar o nível de entendimento, compreensão, aprendizagem e comunicação pela facilidade de associar imagens.
Passo 7 … Perguntas
- Esclarecimento… qual o entendimento, intenção, essencialidade, conceitos, exemplos?
- Suposição … posso fazer esse hipótese, como teoria provisória a ser aprovada ou refutada?
- Evidências … quais as linhas de raciocínio , fatos e dados que posso usar para justificar os argumentos?
- Pontos de vista ou perspectiva … quais são as alternativas e escolhas viáveis para a tomada de decisão?
- Implicações e consequências … qual a gravidade e urgência do conhecimento?
Passo 8 … Resumos
- Explicitar a essência do objeto do aprendizado.
- Informar o necessário e suficiente.
- Gerar uma versão encurtada do bloco de informação para permitir velocidade (qualidade) de compreensão
- Usar frases, palavras chave e conceitos do texto original.
- Aplicar uma estrutura de coneúdo claramente organizada em termos espacial, lógico, sequencial e cronológico.
Passo 9 … Relebrar
- Relembrar é muito poderozo que reler; exercita muito mais o cérebro.
- Avaliar se as informações e conceitos foram compreendidos e memorizados.
- Avaliar a necessidade de uma nova repetição espaçada.
- Sempre relembrar a sessão anterior no início de uma nova repetição espaçada.
- Sempre relembrar a sessão corrente no final de uma repetição espaçada.
Passo 10 … Ferramentas
Mapas mentais … mapear contextos de forma radial, no entorno de um conceito central.
Usar mapas conceituais … mapear contextos explicitando conceitos e relações, tal como um grafo (rede de nós e relacionamentos)
Usar diagramas de conjuntos (Diagramas de Venn).
e mapas conceituais
permite registrar o aprendizado
com metalinguagens combinando conceitos, palavras chave, imagens, cores, desenhos, hierarquia.