- Perguntas e Problemas Filosóficos … usar perguntas e problemas como duas ferramentas básicas e metacognitivas (refletir o fazer) para criar outras ferramentas; formular/analisar problemas abertos, que não têm uma unica resposta e endereçados para resolver categorias de problemas; facilitar a analise (desamarração) de “perspectivas dialéticas” que gerem novas perguntas, respostas, soluções evolutivas, que aumentem a compreensçao do objeto do conhecimento; gerar respostas qualitativas (baseadas em características e não em quantidades), mutáveis e ajustadas ao contexto de mudanças; projetar o futuro e afastar viéses subjetivos; focar na forma, reprodução e registro de pensamentos e tomadas de decisão na empresa; entrar no estado mental filosófico, que perlite saltos do operacional para o tático/estratégico.
- Crenças Verdadeiras Justificadas … usar perguntas e problemas como ferramentas para construir e descrever as crenças – verdades que a empresa acredita; servir de base para justificar princípios, conceitos, conhecimentos, teorias, práticas e comportamentos; usar as perguntas/respostas/problemas como “ferramentas mentais” para assimilar, adequar, equilibrar crenças, em função das interações e mudanças nas experiências.
- Princípios e Conceitos … usar as perguntas e problemas para selecionar princípios (normas e padrões de conduta geral), à luz de crenças, contextos e conceitos, estes, ideias notórias que são a base para a compreensão e aplicação de técnicas
- Técnicas … entender procedimentos e relações de causa e efeito para manipular e controlar a matéria ou pensamento e obter um resultado específico; guiar/ferramentar a relação do homem com a natureza, usar ferramentas, transmitir cultura pelo uso/prática.
- Valores … saber selecionar e sintetizar os atributos de valor, características, qualidades, necessidades mais relevantes, para formar o perfil da empresa/marca, descrever e atrair seus clientes ideais, aqueles que darão maior valor à marca, retorno financeiro, econômico, social e humano.
- Diferenciação … apontar direções organizacionais, recursos, comportamentais, caminhos investigativos, meios e fins, para oferecer produtos e serviços, com características únicas e valorizadas pelos clientes e mercados; chamar a atenção.
- Sustentabilidade …fazer perguntas para problematizar/analisar o crescimento da empresa de forma equilibrada e responsável, respeitando o meio ambiente e a sociedade; analisar oimpacto da cultura organizacional em todos os segmentos do negócio.
- Aprendizagem … orientar a gestão do conhecimento, aumentar a inteligência e capacidade de aprender sobre si, outras pessoas, ofertas, serviços e relações; usar ferramentas filosóficas e científica; saber separar conhecimentos de familiaridade convivência), descritivo (teoria) e tácito (prática).
- Pensamento Crítico … perguntas e respostas filosóficas modelam o pensamento crítico e investigativo; facilitam a criação e registro de caminhos e imagens, esquemas e modelos mentais; facilita exercítar várias perspectivas entre o sujeito e objeto de acordo com as mudanças de contextos; fundamentam a razão (conjunto de regras), racionalidade (processo que gera a razão e dela se alimenta), lógica, pensar metódico, analítico, avaliativo e ajuizado; pensar crítico está na base da aprendizagem rápida, continuada, autônoma, filosófica, científica.
- Comunicação … as perguntas e problemas filosóficos ajudam a construir a cultura empresarial positiva , a forma de se comunicar com público interno e externo, promover perguntas e respostas citadas neste check list, orientar e discutir sobre cultura, valores, identidade, engajamento, motivação, evitação de conflitos, otimização de processos, aumento da produtividade, melhorar relacionamentos, fortalecer a imagem da marca, ajudar a integração do indivíduo na sociedade, empresa, times e projetos (socialização).
Dessa forma, a filosofia empresarial é propositadamente de carater amplo e aberto,.
Busca abrir problemas fechados.
Ir além ou ampliar paradigmas.
Pode focar num ou vários princípios ou valor, ou singularmente voltada para a questão da diferenciação.
A filosofia empresarial é essencialmente flexível para organizar as mudanças, ajudar a desenvolver o espírito humano e a sua capacidade de aprender, para transformar o senso comum em trabalho científico, tecnológico e empresarial.
Outros exemplos de perguntas …