Uma das formas que a neurociência e psicologia cognitiva estudam a memória é como um processo que liga recursos do passado aos recursos do presente em três estágios: aquisição, armazenamento e recuperação.
A gestõ de processo foca em identifi car eficiências no sistema e ineficiências que não geram valor.
Eliminar esses desperdícios, direcionar os recursos cognitivos individuais e coletivos de forma mais eficiente para aumentar o valor entregue.
Essa estratégia e comportamento, possibilita entender e melhorar o desempenho do processo de memória por meio da identificação de erros, otimização de fluxos de trabalho e redução de desperdícios.
Aquisição … para haver memória o primeiro passo é o processo de aquisição de informação que depende de dois fatores primordiais: percepção e atenção. Qualquer distúrbio num desses dois conjuntos de componentes afeta a memória negativamente … da mesma forma, qualquer melhoria ou vantagem afeta positivamente.
Armazenamento … o segundo passo é o armazenamento, que trata de gravar um “traço de memória da experiência” no sistema nervoso para ser lembrada depois.
( as evidência sugerem que o trabalho dos neurônios são guardados em lugares específicos distribuídos no nosso sistema nervoso e cérebro).
Recuperação … o último passo é a recuperação, como é retirada do lugar armazenado e tornar disponível para uso, tanto para relembrar quanto para reconhecer.
Analisar a memória como um sistema com processos e recursos tal como figurado possibilita modelar e compreender aspectos do funcionamento e componentes da memória conceitualmente e explorar suas relações e criar ferramentas para aumentar o desempenho cognitivo.
Quando avaliamos o processo de memória, vários aspéctos inerentes da gestão de processos e indicadores são revelados e percebidos e servem como sinais para o diagnóstico e otimização do processo de memorização de indivíduos e empresa e por conseguinte na gestão do conhecimento.
Uma boa gestão do processo de memória tem alta relação com:
- Agilidade … presteza e desembaraço para a solução de problemas.
- Codificação … representação da informação através de signos (sinais e símbolos) para melhor aproveitamento do meio de comunicação; pode ser acústica, visual ou semântica.
- Compartilhamento … otimização e gestão distribuída do uso de recursos de informação e conhecimento.
- Cultura … socializar e administrar o uso de recursos, hábitos, conhecimentos, crenças e ferramentas da empresa.
- Engajamento … pertencimento e participação ativa das pessoas.
- Eficiência … acesso rápido à informação na hora certa.
- Experiência melhorada … conhecimento do processo de tomada de decisão do consumidor e cadeia de valor.
- Ferramentas … recursos modelados para expandir as habilidades humanas para fazer, usar e transformar recursos; viabilizar a aplicação de métodos, técnicas e práticas.
- Formatação de Dados …
- Metadados e Metainformações …
- Gestão do conhecimento … capacidade de acionar conhecimentos, tarefas, ferramentas e pessoas em rede.
- Padronização … uniformizar o uso de recursos de memória.
- Previsibilidade … se comportar da forma esperada.
- Redução de Custo … melhor uso do recurso informação e conhecimento para a empresa, cliente e cadeia de valor.
- Resultados … aumentar taxas de produção e produtividade.
- Resiliência … acessar e recuperar a memória de várias formas.
- Satisfação do cliente … monitotar a história de interações e relacionamento e gerenciar expectativas.
- Visibilidade … olhar fenômenos científicos empresariais em várias perspectivas e reduzir incertezas.
Esse é um check list de indicadores qualitativos (não numéricos).
São úteis para pesquisar e analisar qualitativamente a memória individual e empresarial.
São indicadores de alinhamento e sincronismo organizacioanal.
Explicam indicadores quantitativos como so KPIs.
Aumentam a capacidade de análise e fazer previsões.
Tratam do recurso pessoa.
Quando um desses indicadores varia afeta o desempenho de memória e automaticamente do desempenho da gestão do conhecimento.
A atenção, percepção, pensamento, linguagem, aprendizagem, dados, informação, conhecimento, deixam suas marcas na memória.
Falha de memória
“Esquecer é uma falha de memória”.
Uma das formas de entender um sistema, incluindo sistemas neurais é observando falhas ou disfunções.
Principais causas e fatores
1.Memória é um sistema complexo de vários componentes.
2.Codificação … um conteúdo pode ser codificado de 3 formas principais: acústica, visual e semântica.
3.Aquisição ineficiente
4.Armazenamento
5.Recuperação
6.Tempo … entre memorização e recuperação
7.Neuroplasticidade … capacidade cerebral de esquecer, desgaste natura, re-endereçamento, mudanças neurais.
8.Aprendizagem … afeta a memória de forma fundamental; é o processo de ajudar a memória a não esquecer … filtrar novos materiais mentais via relações ou conexões neurais ao conhecimento corrente, mexe com o sistema sistema cognitivo , aumenta o fluxo de energia mental, dá relevância ou “luminosidade” do conhecimento corrente, cria novos caminhos neurais na rede neural do indivíduo … aprender é regar a mente com novos estímulos, ampliar fronteiras e caminhos de acordo com a realidade … é uma relação de demanda com a oferta.
9.Localização … mudanças na localização ou endereço constituem problemas de recuperação e inacessibilidade de memória tanto do ponto de vesta físico quanto mental; torma inacessível algo acessível, retarda o processamento cerebral
10. (tanto no plano mental quanto físico)
11.Gatilhos e Ganchos … são dicas, signos, sinais, símbolos, marcas para fazer as pessoas acharem caminhos, atalhos, ganhar tempo, atingir estados mentais convenientes, para variados tipos de situações.
12.Perspectivas … diferentes perspectivas mudam significados.
13. Visão dualista … o dualismo nasce em Platão e se consagra com Descartes como a forma do ser humano modelar, representar, perceber, e interpretar a realidade como “sempre” composta de duas partes, mente e corpo, “penso logo existo”, física e metafísica, tese e antítese, num contínuo. Outras pessoas são materialistas (ou monistas, tal como era Aristóteles) e percebem tudo como diferentes estados da matéria, não existe espírito. Outras são pluralistas e mais pregamáticas e sustentam que “a realidade é composta sempre de múltiplos aspéctos” … podemos também variar esses modos de interpretação de acordo com contextos.
Dualismo de propriedade defende que a consciência e experiência subjetiva são elementos básicos ou fundamentais ou princípios de qualquer teoria da mente … a consciência é a unidade mais básica do mundo, como átomos e partículas atômicas
Todas as pessoas que acreditam em alma e espírito são dualistas e cartesianos.