



A mediação semiótica na empresa emprega ferramentas e signos para:
1) Aumentar o desempenho cognitivo … para interpretar o ambiente e problemas.
2) Reduzir o esforço cognitivo … para a percepção e solução de problemas.
3) Reduzir o ciclo de aprendizagem … para a solução de problemas e tomada de decisão.
Mediação Semiótica
Um princípio fundamental na mediação semiótica é que “os indivíduos não são receptores passivos da orientação externa, mas sim agentes proativos, que necessitam buscar a interação e mediação deliberada na gestão e autogestão do conhecimento.
- Cognição e Ciência … trabalha padrões de processos cognitivos para gerar o pensamento e conhecimento científico.
- Pensamento Superior … está acima e em oposição ao senso comum – opinião sem fundamento ou sem reflexão, que denota o conhecimento superficial, ingênuo, não provado ou dogmático.
- Pensamento Crítico … ajuizado, regrado, sistematizado e modelado.
- Metacognição … é uma forma objetiva, filosófica, científica e sem viéses subjetivos de aplicar a meta cognição – autoregulação e automonitoramento.
- Ferramentas Semióticas … desenvolver linguagens não ambíguas específicas na aempresa para a aprendizagem conceitual e significativa.
- Construtivismo … planejar e gerenciar a construção do conhecimento, focar, modelar e interpretar o ambiente de tarefa para orientar a interação, aplicação do método científico e reflexão sobre a experiência e seus resultados, relação do sujeito com o objeto do conhecimento e como esse objeto interfere nele próprio.
- Sujeito epistêmico“ … conscientizar o sujeito da importância de ganhar conhecimentos filosófico, científico, semiótico de nível superior, para o desenvolvimento do indivíduo, sujeito e ser epistêmico.
Estratégias e ferramentas de mediação semiótica na empresa focam nas pessoas, que na prática significa introduzir, retirar, enfatizar signos (sinalizações e símbolos), gerenciar o ciclo de vida da marca (o signo que identifica e valoriza a empresa), suas ofertas de marketing ao longo do tempo, alinhar e sincronizar pessoas ao ambiente interno e externo.
- Ao contrário, o não uso da semiótica na gestão da empresa, pode gerar mudanças no ambiente de tarefa e transformar ambientes familiares em desconhecidos.
- A implantação de estratégias e ferramentas de mediação semiótica pode ser feito com a introdução de “novos objetos semióticos” ( que sinalizam ações e simbolizam significados).
- Direcionar a atenção da empresa e indivíduos para esses novos objetos, através de campanhas internas e campanhas externas (de marketing) articuladas.
Semiótica e Mudanças na Empresa
O uso de ferramentas semióticas provocam mudanças controladas de forma científica na empresa.
As “mudanças semióticas” afetam e provocam ajustes nas regras normativas previamente existentes do comportamento cotidiano na empresa.
De uma forma geral, tais mudanças questionam ordens, ordenação, protocolos (sinalização) socioculturais e empresariais e geram rupturas semióticas (diferenças na formas de interpretação) e podem gerar conflitos se não forem bem geridas (planejadas, desempenhadas, controladas e ajustadas).
Estratégias semióticas desafiam as pessoas a criação, inovação e adaptação de novas imagens e línguagens, olhar ao redor com diferentes lentes, em diferentes perspectivas.
O estudo da mediação semiótica permite focar no fazer, na ferramenta que é um signo, entender melhor como as pessoas aprendem, se comunicam, se comportam, se autoregulam e automonitoram e desenvolver estratégias e planos sistemáticos para desenvolver o conhecimento, a habilidade de interpretar mudanças, agir proativamente, criar, inovar e agregar valor antes dos concorrentes.
A mediação semiótica foca a atenção no uso do recurso disponível, vai além da experiência e avalia a interação e reflexão da relação do sujeito com o objeto do conhecimento e vice versa, sempre considerando o contexto e circunstâncias.
Semiótica, Signos e Ferramentas Semióticas
Quando focamos a atenção no modo de uso, isso nos leva a pesquisar modelo, modelagem, forma, funcionalidade, métodos, simulação, preparação, treinamento, prática, execução, controle e ajustes) fica evidente a importância das ferramentas que são usadas em todas essas etapas para ajudar o sujeito a interagir com o mundo e seus objetos do conhecimento.
É diferente o uso de ferramentas ou recursos de forma reflexiva.
A mediação trabalha nesse gap, na conscientização ou compreensão experiência e suas relações de causa e efeito no indivíduo e empresa.
Vai além da experiência … busca dar ferramentas ou signos (sinais e símbolos) compreender relações simultâneas entre sujeito, o objeto do conhecimento, o contexto e circunstâncias e as ferramentas
Pesquisas apontam na direção do uso de estratégias semióticas para transformação de ferramentas em signos e na transformação da mediação em uso reflexivo desses signos … ferramenta é um signo com sinais (controle) e símbolos (conceitos).
“Ferramenta é um signo com sinais (controle) e símbolos (conceitos)“
Ferramentas Semióticas
- Análise SWOT
- Leitura ativa
- Escrita ativa
- Técnicas de Memorização
- Tipos de Pensamento
- Gatilhos e Ganchos Mentais
- Gestão PDCA
- Priorização de Atividades.
- Análise Circunstancial 5W2H.