A mediação semiótica na empresa emprega ferramentas e signos para: 1) aumentar o desempenho cognitivo para interpretar o ambiente e problemas, 2) reduzir o esforço cognitivo para a percepção e solução de problemas e 3) reduzir o ciclo de aprendizagem individual (sujeito) e coletivo (empresa) para a solução de problemas e tomada de decisão.
A construção de significado humano é particularmente importante na empresa.
Vários novos “signos, sinais e símbolos”, aparecem e influenciam na aprendizagem dos indivíduos e se desdobra na empresa, produtos, serviços, ofertas, campangashas de marketing e nas relações de negócio de uma forma geral.
Vivemos e interpretamos o mundo através de signos.
- Sígnos são compostos por sinais e símbolos.
- Sinais são usados para controlar a comunicação (processo) do signo.
- Símbolos são usados para significar, conceituar ou conceituar um signo, exemplo: logo de uma empresa
- A marca da empresa, que a identifica e diferencia no mercado é um exemplo de signo.
O significado do signo muda de acordo com:
- sintaxe … forma do signo, relações e regras lógicas entre signos, sujeitos e objetos.
- semântica … significado dos signos, definições, hierarquia de conceitos e
- pragmática … ambiente, cultura, contexto, circunstância, condição, paradigmas.
Um princípio fundamental na mediação semiótica é que “os indivíduos não são receptores passivos da orientação externa, mas sim agentes proativos, que necessitam buscar a interação e mediação deliberada na gestão e autogestão do conhecimento.
Trabalha “padrões de processos cognitivos epistêmicos para gerar o pensamento e conhecimento científico.
Está em oposição ao senso comum – opinião sem fundamento ou sem reflexão, que denota o conhecimento superficial, ingênuo, não provado ou dogmático).
A mediação semiótica na empresa desenvolve o pensamento crítico (ajuizado, regrado, sistematizado) sobre o modelo de negócio da empresa e seus dedobramentos.
É uma forma objetiva, filosófica, científica e sem viéses subjetivos de aplicar a meta cognição
Busca identificar ferramentas (que são signos) para a empresa e indivíduos falarem a mesma língua de forma clara, não ambígua, dar sentido a novos signos (sinais, símbolos e conceitos) e desenvolver a “aprendizagem conceitual”, reflexiva, planejada, autodidática, autoregulada e automonitorada.
A mediação semiótica ajuda o “sujeito epistêmico” (mediação e ser epistêmico) a ganhar conhecimento de nível superior.
É caracterízada pelo uso de “linguagens e ferramentas semióticas” que são signos com significados para o sujeito e objetos do conhecimento num dado grupo social e empresa.
ajudam a construir e interpretar o ambiente de tarefa, interagir, refleir sobre a experiência e relação com o objeto do conhecimento e como esse objeto interfere nele próprio (o sujeito).
Estratégias e ferramentas de mediação semiótica focam nas pessoas, que na prática significa introduzir, retirar, enfatizar signos (sinalizações e símbolos), gerenciar o ciclo de vida da marca (o signo que identifica e valoriza a empresa), suas ofertas de marketing ao longo do tempo, alinhar e sincronizar pessoas ao ambiente interno e externo.
Ao contrário, o não uso da semiótica na gestão da empresa, pode gerar mudanças no ambiente de tarefa e transformar ambientes familiares em desconhecidos.
A implantação de estratégias e ferramentas de mediação semiótica pode ser feito com a introdução de “novos objetos semióticos” ( que sinalizam ações e simbolizam significados).
Direcionar a atenção da empresa e indivíduos para esses novos objetos, através de campanhas internas e campanhas externas (de marketing) articuladas.
Semiótica e Mudanças na Empresa
O uso de ferramentas semióticas provocam mudanças controladas de forma científica na empresa.
As “mudanças semióticas” afetam e provocam ajustes nas regras normativas previamente existentes do comportamento cotidiano na empresa.
De uma forma geral, tais mudanças questionam ordens, ordenação, protocolos (sinalização) socioculturais e empresariais e geram rupturas semióticas (diferenças na formas de interpretação) e podem gerar conflitos se não forem bem geridas (planejadas, desempenhadas, controladas e ajustadas).
Estratégias semióticas desafiam as pessoas a criação, inovação e adaptação de novas imagens e línguagens, olhar ao redor com diferentes lentes, em diferentes perspectivas.
O estudo da mediação semiótica permite focar no fazer, na ferramenta que é um signo, entender melhor como as pessoas aprendem, se comunicam, se comportam, se autoregulam e automonitoram e desenvolver estratégias e planos sistemáticos para desenvolver o conhecimento, a habilidade de interpretar mudanças, agir proativamente, criar, inovar e agregar valor antes dos concorrentes.
A mediação semiótica foca a atenção no uso do recurso disponível, vai além da experiência e avalia a interação e reflexão da relação do sujeito com o objeto do conhecimento e vice versa, sempre considerando o contexto e circunstâncias.
Semiótica, Signos e Ferramentas Semióticas
Quando focamos a atenção no modo de uso, isso nos leva a pesquisar modelo, modelagem, forma, funcionalidade, métodos, simulação, preparação, treinamento, prática, execução, controle e ajustes) fica evidente a importância das ferramentas que são usadas em todas essas etapas para ajudar o sujeito a interagir com o mundo e seus objetos do conhecimento.
É diferente o uso de ferramentas ou recursos de forma reflexiva.
A mediação trabalha nesse gap, na conscientização ou compreensão experiência e suas relações de causa e efeito no indivíduo e empresa.
Vai além da experiência … busca dar ferramentas ou signos (sinais e símbolos) compreender relações simultâneas entre sujeito, o objeto do conhecimento, o contexto e circunstâncias e as ferramentas
Pesquisas apontam na direção do uso de estratégias semióticas para transformação de ferramentas em signos e na transformação da mediação em uso reflexivo desses signos … ferramenta é um signo com sinais (controle) e símbolos (conceitos).
“Ferramenta é um signo com sinais (controle) e símbolos (conceitos)“
Ferramentas Semióticas
- Análise SWOT
- Leitura ativa
- Escrita ativa
- Técnicas de Memorização
- Tipos de Pensamento
- Gatilhos e Ganchos Mentais
- Gestão PDCA
- Priorização de Atividades.
- Análise Circunstancial 5W2H.