O Mapa Processo e Comportamento da Gestão é um guia rápido e ajustável para a Prática da Gestão.
Deve ser aplicado de forma individual e em time, de forma deliberada.
Foca a atenção e análise no corretismo e consistência de processos e comportamentos para executar tarefas, * .
A aplicação da prática, conceitos e ferramentas de forma repetitiva, espaçada no tempo, on the job descritos, permite aprender e trabalhar ao mesmo tempo.
A prática pode ser aplicado a todos os tipos de gestão.
É uma ferramenta básica de “largo espectro de aplicações”.
É uma simplificação do processo de gestão, como todo o modelo.
Visa facilitar o sujeito (eu, você, time, empresa) separar o processo x produto ou sujeito x objeto de conhecimento ou teoria x prática.
Fazer repetições espaçadas para tanto aprender, quanto especializar.
Cientificar tarefas com corretismo, consistência, capacidade e eficácia.
Nesta prática de gestão são enumerado “9 passos de processo x 9 recomendações de comportamentos”.
Tanto o grafo circular (parte de cima) quanto as recomendações (parte de baixo), combinadas, facilitam imaginar, refletir, compreender, analisar, sintetisar, e avaliar a gestão e o objeto da gestão sob foco.
Na parte de cima da figura é descrito o processo de gestão e na parte de baixo comportamentos recomendados.
Ambas perspectivas devem ser ajustadas,.
Esse exercício repetitivo, “on the job”, em repetições espaçadas, permite interferências e mediações deliberadas e monitoradas, para calibrar processos e comportamentos de gestão na empresa.
Alinhar compreensão, pessoas, times a objetivos, metas, planos de uma forma clara, estruturada, específica e interativa.
Permitir al´rm de executar o método com habilidade, ir além e interpretar a experiência, ganhar maior consciência e melhorar a eficiência e eficácia ao longo do tempo, das tarefas críticas alvo.
Os 9 passos do processo de gestão podem ser aplicados a qualquer mudança, recurso, processo, pessoa ou alvo do objeto de conhecimento … por exemplo: aprender, executar uma tarefa com prazo e objetivo bem determinado, vender, produzir produtos, serviços e soluções, etc.
Entenda processo como conjunto de atividades e tarefas, que transforma recursos de entrada em produtos, serviços, soluções ou ofertas, quando pensamos mais especificamente no domínio da gestão de tarefas, projetos, sistemas, etc.
A prática descrita visa trabalhar e aperfeiçoar modelos, métodos, ferramentas para a gestão de recursos e processo na empresa.
Separar o que é processo do que é produto … um fundamento da gestão.
São apresentados 9 x 9 componentes de processo e comportamento de gestão, independentes de qualquer produto sobre o alvo da gestão.
Permite “desamarrar”, enumerar, analisar a essência de tarefas específicas.
É uma ferramenta metacognitiva que facilita ajustes específicos para a gestão operacional, tática e estratégica de uma tarefa específica.
Em outras palavras, desenvolve o “pensamento crítico e metacognitivo” (análise, síntese e avaliação) de forma específica para tarefas específicas na empresa, projetos, tarefas e negócios.