Modelos são estruturas físicas ou abstratas para representar a realidade, de forma simplificada e padronizada.
O uso de modelos na ciência, arte e gestão de processos e projetos nas empresas prova a sua importância pela capacidade de representar, compreender, explicar e reproduzir pensamentos, conceitos, compreensões e produzir produtos e serviços em larga escala, com economia e qualidade garantida.
O conceito de modelo tem muitos significados ou ambiguidades vários domínios do conhecimento científico.
Aqui, modelo é “uma representação de algum objeto, comportamento ou sistema que se deseja compreender, conhecer de forma mais aprofundada e científica na gestão de empresas, tarefas e pessoas.
Modelos são considerados essenciais à ciência e empresa moderna.
Um modelo físico de um produto tem uma semelhança estrutural ou “analogia material” com a versão em escala real.
Essa correspondência simplificada e tangível, permite que a empresa, engenheiros, marqueteiros, vendedores, compradores, decisores, investidores, interessados, tenham uma visão comum e dinâmica de imagens de necessidades, objetivos, solução de problemas com o uso da solução.
Já um modelo matemáticos é diferente, é constituído por conjuntos de equações, que permite também comparações explícitas e simplificadas de um fenômeno ou sistema real, via símbolos e relações matemáticas para descrever seu funcionamento e prever o seu comportamento futuro.
Diante disso, uma forma de analisar e selecionar modelos é analisar as relações modelo-sujeito e modelo-modelo, usar diferentes analogias e estruturas de informação como matricial, grafos, etc.
A ciência é fundamentalmente dependente de modelos.
Exemplos Gerais de Aplicações de Modelos
- Representar fenômenos
- Representar sistemas
- Representar teoria científicas
- Representar equação matemáticas
- Representar objetos físicos
- Representar observações de fatos da realidade
- Fazer medidas qualitativas e quantitativas de mudanças
- Criar um conceito novo sobre a realidade observada
- Prever comportamentos.
- Compreender relações causais.
- Simular atividades ou tarefas.
- Suportar métodos e experiências científicas
- Comunicar e atualizar conceitos científicos.
- Gerir processos, produtos, serviços, soluções e ofertas
Em resumo, enquanto o método científico é um processo sistemático para investigação científica, o modelo científico é uma representação simplificada ou abstrata de um fenômeno ou sistema que ajuda a descrever, explicar e prever seu comportamento.
O método científico é usado para desenvolver e testar os modelos científicos, que por sua vez são ferramentas utilizadas pelos cientistas e empresas para representar e compreender a realidade observada.