A releitura é um método de leitura adequado para fazer exercícios de “ repetição espaçada” quando se passou um tempo significativo após a leitura do bloco de informação, é apropriada para “leituras curtas”.
Relembrar é uma das técnicas mais poderosas para aprender que faz o sujeito reviver ou conscientizar eventos, experiências ou informações, fixados anteriormente na memória de longo prazo.
É deliberado pelo sujeito.
Exige formulação de objetivo.
Pode ter vários níveis ou camadas de sofisticação e repetições espaçadas.
Pode ser mediado.
Relembrar é peça chave do processo de aprendizagem.
Envolve o sujeito reter o material essencial para o aprendizado para posterior reprodução e reflexão, controle e ajustes.
De acordo com Endel Tulving, lembrar é distinto de saber …
Segundo ele, memória semântica contem informações sobre o significado enquanto a memória episódica contém memória de experiências particulares … ambas trabalham em sinergia.
A memória de longo prazo pode ser declarativa ou não declarativa.
A memória declarativa pode ser episódica e semântica.
A memória episódica é a capacidade espaço temporal, de recordar conscientemente fatos ou experiências anteriores na memória, reter material aprendido, reproduzido estudado após o aprendizado, identificar e encontrar posteriormente o conteúdo estudado e não estudado, auto regular e auto avaliar o aprendizado, quanto material cognitivo foi aprendido ou retido … é a capacidade de viajar no tempo em tomadas de decisão, em contraste com o tipo de observação externa, lida com autoconsciência que podem ser projetadas em comportamentos futuros do indivíduo.
Memória semântica é a capacidade de armazenar mais conhecimentos gerais na memória, ao longo da vida, entrelaça a experiência e cultura, onde novos conceitos são aprendidos por associação e não por informações específica de uma experiência em particular (episódica).
Memória semântica e memória episódica são tipos de memória de longo prazo explícita que podem ser conscientemente lembrados e “declarados”.
Memória implícita também conhecida como memória não declarativa ou indireta, que não podem ser descritas com palavras.
Benefícios de Técnica de Relembrar ou Evocar a Memória.
A habilidade de relembrar é altamente subjetiva e poderosa.
É uma técnica de aprendizagem de dentro para fora, que exige do sujeito evocar o objeto do conhecimento.
Exige o sujeito direcionar a aprendizagem para pontos de atenção específicos … exige disciplina, dentre várias outras coisas.
Usar anotações e observações para facilitar acessar e ativar leituras, técnicas para evocar memórias, lições aprendidas, que possam ser reproduzidas.
Relembrar é trazer da memória
Ajudar a desenhar mapas conceituais e grafos para evocar a memória de forma mais rápida e contextualizada.
Aplicar simbologias e sinais para aumentar o nível de compreensão.
Indicar importância ou relevância de princípios, passagens e conceitos da leitura e processo de aprendizagem.
Reter informação na memória de longo prazo.
Reduzir a curva de esquecimento e usar os achados da neuroplasticidade a seu favor.
Aumentar a eficácia ou nível de compreensão da leitura
Criar esquemas para representar contextos e situações.
reduzir a releitura.
facilitar a conceituação,.
anotações e observações.
resumo,
síntese.
Recordar ou Relembrar é uma das ferramentas mais eficientes para memorizar e aprender.
É muito mais eficaz do que reler.
Demanda muito mais concentração da atenção.
A simples leitura pode dar a ilusão de competência.
O melhor tipo de autoteste é recordar, “fechar o livro” e tentar se lembrar do que leu.
Quando recordamos exigimos concentração do cérebro
Praticar problemas e conceitos em uma variedade de situações ajuda a construir blocos enraizados e memorizados.
“Não é possível “medir” a memória; tão somente podemos avaliá-la de acordo com o que evocamos dela.
Porém há um hiato profundo entre as memórias e sua evocação e diversas evidências indicam que temos muito mais memórias do que as que conseguimos recordar”[
A evocação é tornar presente pela lembrança.
É um ato deliberado do sujeito.
É um método de desenvolver pensamentos e hábitos.
Pode ser entendida como um processo cognitivo reconstrutivo de registro e acionamento de memórias.
Ajuda a visualizar relações, caminhos, resgatar memórias, tomar decisões, prever desafios e obstáculos.
Trazer da memória de mais longo prazo para a memória presente.
Refazer conexões ou criar novas associasões.
É um dos mecanismos mais efetivos de avisar para o cérebro para NÃO esquecer o assunto evocado.
Relembrar é recriar cenários envolvidos em determinada memória evocad r tazida à tona.
Relembrar permite acrescentar mnemônicos ou caminhos alternativos para acessar o conceito.
Relembrar é uma leitura mental dos seus guardados e permite re arrumá-los e deixá-los prontos para uso em tempo real.
Prover “imagens e projeções mentais”, acionar sistemas sensoriais dos diversos sentidos envolvidos nas memórias (visão, olfato, audição, estado de corpo…) e provocar emoções.
Os modelos de redes neurais, envolvem o sistemas de computação e foram concebidos para , funcionar como neurônios do cérebro humano, permitir usar algoritmos, reconhecer padrões escondidos, correlações entre dados brutos, agrupar, classificar, e com o tempo, aprender e melhorar continuamente.
Observe que nos modelos de rede a vocação (tendência, estímulo , lembrança) é incorporada naturalmente, já que um estímulo aplicado a uma rede modifica seus parâmetros e deve produzir uma família de padrões de “comportamento” que “contém” memória, fruto daqueles estímulos evocável por eles.
Estados de ânimo e fatores emocionais estão fortemente ligados à capacidade de evocação de memórias que podem ser trabalhadas em rede.