O modelo de operação ou operacional é uma ferramenta de gestão usada por gerentes e equipes para planejar, desempenhar, controlar e ajustar o dia a dia da empresa e colocar o plano estratégico de longo prazo, em prática e em tempo real.
É como o plano estratégico é implementado no dia a dia, no “chão de fábrica” e como os funcionários irão executar a tarefa.
Diz respeito ao plano operacional onde existe a transformação de recursos e agregação de valor real de produtos e serviços para os clientes da empresa e para a vida diária dos funcioários da empresa.
Deve explicar para todos como a empresa agrega valor ao mercado, cliente e funcionários.
Pode ser uma “planta da operação física e funcional da empresa” com principais partes, unidades e a articulação de uma ambiente de tarefas do mais simples ao mais complexo.
Componentes de Modelos operacionais
Operação de TI … explicaçãor plano de TI; modelo de governança, rede corporativa, datacenter, cloud computing, redes sociais, segurança, mobilidade, processo de tomada de decisões chave de TI; SAC – suporte e atendimento de clientes; histórico de problemas; faturamento e cobrança; sistemas de monitoramento e controle.
Distribuição de Produtos … descrever os nós e relacionamentos do grafo da rede de distribuição de produtos; algoritmos de distribuição utilizados, protocolos de roteamento e rastreamento, comunicação de entrega de serviços intermediários e fim a afim.
Garantia de Serviços … informações sobre mudanças de produto, procedimentos, funcionalidades; manutenção preventiva, manutenção corretiva, consumo, taxas de serviços, faixas de tolerância, nível de serviço, estatísticas, serviços recorrentes, serviços contingenciais, serviços complementares, multas, procedimentos, nível de recorrência; rescisão de contrato de compra e venda de produto ou serviço.
- Faturamento e Cobrança … serviços recorrentes, serviços não recorrentes, histórico de medições; eventos; nota fiscal; impostação; atendimento ea dúvidas e reclamações.
- Venda … funil de atividades para informar o mercado, conscientizar interessados específicos sobre necessidades, problemas, desejos e soluções específicas que você e a empresa resolvem; eficácia do processo de venda, taxas