Monitoramentdo Desempenho Operacional da Empresa significa aplicar um sistema padronizado de gestão para fazer cumprir o plano estratégico da empresa, no nível estratégico, tático e operacional da empresa.
Cada empresa tem seu modelo operacional que é definido no planejamento estratégico.
Significa observação contínua dos indicadores de desempenho selecionados para medir o cumprimento do planejamento no dia a dia, ou seja, se existe alinhamento e consistência entre propósitos, objetivos, metas, comportamentos, planos, acordos de níveis de serviços e resultados.
O monitoramento mede a eficácia ( resultado ) e eficiência ( produtividade ) do modelo de negócio na prática, se foi bem projetado, desempenhado, controlado e ajustado.
Envolve planejamento estratégico, tático e operacional, eleção e avaliação de indicadores de desempenho articulados para cada nível de gestão na empresa.
Moniitorar significa avaliar se o que é dito (plano) acontece na prática (operação).
São desdobrados em objetivos e indicadores intermediários (táticos) que são desdobrados em objetivos e indicadores de tarefas (operacionais).
Indicadores de Desempenho e Mudança
Indicador de desempenho é uma métrica para a gestão de mudanças na empresa ao longo do tempo para determinar se um projeto ou programa ou mais especificamente uma tarefa,está sendo executada conforme esperado e alcançará os resultados.
De maneira geral, são medidas de mudança e desempenho.
O indicador identifica mudanças de um ativo importante ou por razões incontroláveis ou por razões planejadas e premeditadas.
A gestão de mudança envolve, necessariamente, capacidade de compreensão e adoção de práticas que concretizem um desejo de transformação.
Para que a mudança aconteça, a pessoas precisa estar sensibilizada pela mudança e estejam preparadas para tal.
Os indicadores não só podem ajudar a compreender o que aconteceu ou mudou, mas também ajudam fazer mais perguntas sobre como essas mudanças aconteceram e fazer previsões de mudanças futuras.
Exemplos de Indicadores de Desempenho
Os indicadores de desempenho são aplicados nos níveis estratégico, tático e operacional da empresa, estão interconectados e têm relações de causa e efeito.
- proposta de valor … é o indicador qualitativo estratégico de maior nível do modelo de negócio da empresa, que congrega seus objetivos empresariais; deve ter foco, singularidade e mensagem consistente.
- objetivo empresarial … é indicador qualitativo que desdobra e especifica a proposta de valor; compõe uma rede de objetivos e indicadores interdependentes, tais como financeiro, marketing, vendas, operação, administrativo, TI e RH.
- situação … é um indicador qualitativo fruto da avaliação sistemática dos indicadores de desempenho da empresa.
- meta … é um nível de quantitativo ficação indicador quantitativo
- estratégia … sequência de tarefas para cumpir metas.
- plano … descrição da estratégia; documento vivo, que é editado e melhorado a cada ciclo de planejamento da tarefa; explica “o que” cada um deve fazer, “quando”, “onde”, “como” e “quanto”, para cumprir a estratégia e metas com eficácia e eficiência.
- desempenho … realizar a tarefa tal como orientado no plano empresarial.
- informação … coletar informações com formato e conteúdo padronizado, confiável, validado.
- controle … garantir corretismo, consistência e capacidade.
- ajustes … implementar melhorias, corrigir processos e comportamentos; resolver problemas.