Psicologia Cognitiva e Cognição
O modelo cognitivo acima explicita processos cognitivos alvo de atenção da psicologia cognitiva nas empresas, para executar tarefas – aptidão, habilidade e capacidade de resolver problemas., tomar decisões a atigir metas.
Diz respeito à funções cognitivas e emocionais atreladas a habilidades técnicas para executar tarefas e atividades da empresa.
O propósito de modelos dessa natureza é ajudar pessoas e empresas a automonitorar e autoregular comportamento, aprendizagem, resolução de problemas, tomadas de decisão e habilidades para gerenciar tarefas – planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
O estudo da cognição gera forças e abre oportunidades de aumentar o desempenho cognitivo individual e coletivo da empresa; aprender a resolver problemas chave do modelo de negócio; identificar caminhos, soluções e inovações, ganhar inteligência metacognitiva, de ordem superior, ao longo da sua cadeia ou rede de valor … traçar um mapa cognitivo epistêmico de forma científica.
Indicadores Qualitativos
Cognição Social … sociabilidade … capacidade de responder estímulos, identificar, processar, emoções e vieses nas linguagens corporal, escritas, falada ou sentida.
Função Executiva … gestão … planejamento, desempenho, controle e ajustes de tarefas, solução de problemas; técnicas de memorização e supressão de respostas inapropriadas.
Memória … mixar vários tipos e técnicas de memorização, episódica, reconhecimento visual, espacial, memória de trabalho para execução de tarefas em tempo real.
Atenção … capacidade de modelar, simular, acionar, perceber e controlar estados mentais da atenção, como prontidão, seleção, concentração, sustentação, alternância e multitarefas.
Velocidade Psicomotora … detectar e responder presença de estímulos, tempo de movimento de reação e vigilância, por exemplo.
Cognição, do latim, significa “conhecer”
Estudar a Cognição é estudar a si mesmo, entender como o nosso sistema nervoso funciona como pensamos, percebemos, sentimos emoções, memorizamos; aprendemos a falar várias línguas e linguagens.
A cognição é a ‘a ação ou processo mental de aquisição de conhecimento e compreensão por meio do pensamento, da experiência e dos sentidos’.
É a capacidade de perceber, reagir, processar, entender, armazenar e recuperar informações, tomar decisões e produzir respostas adequadas.
A cognição é um função crítica para o ser humano interagir, crescer, evoluir, entender informações sobre o mundo ao nosso redor e interagir com segurança com nosso ambiente.
Tal como estudamos matemática, física, filosofia, ciências, linguagens, devemos estudar a cognição.
Do ponto de vista do mundo empresarial, a ciência da cognição é fator crítico para ganhar vantagem competitiva e de sustentabilidade, dado aos avanços e evidências de grandes benefícios da inteligência artificial.
Cognição é uma marca de sucesso, desperta atenção, interesse, desejo e ação!
Contextualização da Cognição
A cognição tem como base física o cérebro e o sistema nervoso com mais de 100 bilhões de células nervosas – os neurônios – que podem ter até 10.000 conexões com outros neurônios … isto está dentro de você, ocupa uma pequena parte central que controla tudo, ou quase tudo.
Devido a alta complexidade, o estudo usa modelagens para simplificar e compreender o funcionamento e existem vários modelos, semelhanças e divergências.
O ponto principal aqui é prover uma base para compreender a “aplicação” dos conceitos científicos sobre cognição para você poder explorar e servir de gatilho inicial e exercício deliberado, controlado e pecebido.
O que faz a Cognição?
A cognição controla fundamentalmente nossos pensamentos e comportamentos … estes são regulados por circuitos cerebrais discretos que são sustentados por vários sistemas de neurotransmissores.
Substâncias químicas … existem várias substâncias químicas cerebrais que desempenham papéis importantes na regulação dos processos cognitivos; incluindo dopamina, noradrenalina (norepinefrina), serotonina, acetilcolina, glutamato e GABA.
Neuroplasticidade … A cognição muda o tempo todo e o nosso cérebero tem a capacidade de esquecer (neuroplasticidade), que o faz a se adaptar com as novas informações.
Autoregulação … a cognição regula o nosso comportamento ao longo da vida
Genética e Ambiente … depende de fatores genéticos e ambientais, estes podem afetar antes mesmo do nosso nascinmento.
Desempenho … durante a infância e adolescência é constante desenvolvimento e, à medida do avanço na vida adulta, como parte do processo normal de envelhecimento, neurônios morrem e os mecanismos para substituí-los tornam-se deficientes.
Importância … entender o sistema cognitivo afeta o desenvolvimento cognitivo saudável, previne déficits, distúrbios neuropsicológicos e coginitivos e representam alvos educacionaise de terapias para a intervenção precoce.
Ser capaz de medir e monitorar a cognição – capacidade de aprender e ganhar conhecimento – tem o potencial de mudar estilos de vida e garantir que o nosso desempenho cognitivo sobrepulge ou encontre novas habiliddaes para compensar a taxa de declínio cognitivo inerente ao processo normal de envelhecimento.
Cognição refere-se a uma gama de processos mentais relacionados à aquisição, armazenamento, manipulação e recuperação de informações.
É a ação ou processo mental de aquisição de conhecimento e compreensão por meio do pensamento, da experiência e dos sentidos.
Está na base do coportamento humano, das atividades diárias e saúde.
Aumenta a capacidade de testar, medir e monitorar o desempenho cognitivo ao longo da vida
Indubitavelmente, abre oportunidades, melhora a qualidade de vida e reduz custos.