Um plano de referência é um “modelo de plano” para construção de planos padronizados na empresa.
O objetivo do plano de referência é gerar planos empresariais de alta qualidade.
Plano de referência é, dessa forma, uma ferramenta metacognitiva … é uma “ferramenta meio” não é uma “ferramenta fim”.
Pode ser visto como um check list bem formatado para orientar e empresa e equipes como fazer planos com vários conteudos (empresa, marketing, venda, aprendizagem, etc), mantendo o mesmo padrão determinístico embutido na proposta de valor da empresa.
Um plano de referência e seus planos desdobrados embutem a estratégia de gestão do comportamento e conhecimento da empresa; é por intermódio dedeles que a estratégia fa com a tática e a tática com a técbnica (ação / operaçao) e vice versa,
Separar o processo de gestão do conteúdo da gestão.
Analisar o processo de planejamento e geração de planos e o processo de planejamento e geração de conteúdos.
Dessa forma, compreender as características gerais (formato) e as caracterpisticas específicas do plano (conteúdo).
Conhecer dessa forma os dois lados da moeda, o polo e contrapolo e com isso compreender o todo de forma mais filosófica, verdadeira e científica.
Dessa forma podemos dizar que um bom plano deve: 1) conter um formato enxuto, prático, objetivo, sistemático para facilitar as atividades de planejamento (componente dual determinismo do processo) e 2) deve suportar conteúdos diversos de acordo com o domínio de conhecimento ou área / função de negócio.
que deve ser planejado, desempenhado ajustado e controlado, de forma interativa e cíclica, tal como mostra o modelo conceirtual do processo de gestão de 9 estágios exemplificado.
É gerado no planejamento, executado na etapa de desempenho, é referencia principal na etapa de controle de desempenho, refinado a cada ciclo de gestão.
Qualquer plano é um documento fruto de um processo de gestão e na administração de empresa é um dos componentes de maior importância para o sucesso individual e coletivo das pessoas e empresas.
O objetivo de qualquer plano é projetar o futuro e descrever como alcança-lo via estratégias que usam e otimizam os recursos disponíveis, seja para a empresa, para um negócio, processo, recurso, pessoa … tudo que seja importante e descrito no modelo de negócio da empresa.
Tipos de Planos de Referência
Veja na sequência o check list de tipos de planos empresariais mais frequentes nas empresasas e seus objetivos.
Plano operacional para gerar uma mudança no processo de negócio com um peopósito e objetivo bem definido … equipes desempenharem atividades num formato padronizado, atentar para atingiir metas específicas, mensuráveis, acessíveis, relevantes e temporais (propósito e objetivo) … descrever as ações em si, determinar prazos para o início e o fim de cada atividade, além de estipular pessoas responsáveis e o orçamento disponível para a execução; também vale prever eventuais riscos e seus respectivos planos de contingência, de maneira a evitar imprevistos que atrasem o cronograma e prazos acordados.
Contatos … fazer contatos de negócios e venda de ofertas, produtos, serviços e soluções.
Estratégico … definir metas de longo prazo, ações e recursos; criar ambiente para inovação, desenvolver cultura organizacional e responder ao ambiente de constantes mudanças.
Escala de Trabalho … projetar a distribuição de recursos materiais e humanos para otimizar recursos, reduzir custos e agregar valor ao sistema de produção e operação da empresa.
Financeio … fazer previsões do retorno do investimento para eempresa e clientes para todas as atividades, bens e serviços produzidos pela empresa; garantir o equilíbrio entre o quanto você ganha e a forma como utiliza o dinheiro.
Marketing … definir estratégia geral e estratégias específicas de produtos (mix de marketing).
Negócio – projetar o modelo de negócio da empresa – receita, custo, proposta de valor, recursos, parceiros, clientes alvo, ofertas, canais, segmentos de mercado – explicar como funciona as partes do todo e a responsabilidade de cada parte.
Operação … desdobrar plano estratégico em planos táticos em planos de ação em temporeal
Operação … orientar como será feito o balanceamento de carga de trabalho para períodos de ociosidade ou sobrecarga.
Tático … projetar mudanças de recursos no curto prazo, para articular com planos estratégico e plano operacional.
Proposta Comercial … padrão para formular proposta comercial de alto impacto.
Atividades … padrão para realizar uma atividade rotineira de forma correta e consistente, com objetivos claros, definição de insumos, procedimentos, ferramentas, informações de imut e output padronizadas, que possam ser supervisionadas, descentralizadas e melhoradas.
Plano de Tarefa … orientar e padronizar a realização de uma tarefa para atingir metas de desempenho específicas., considerando a aleatoriedade do ambiente.
Plano de Referência ... modelo geral de plano para modelar e ajustar outros planos e garantir a aplicação de um padrão de referência, para facilitar o uso correto do plano em todas os estágios da gestão, mudar ao longo dos ciclos de PDCA e para garantir alinhamento comportamental com a proposta de valor e intensões da empresa.
Tomada de Decisão … determinar o processo de tomada de decisão – conscientizar, informar, avaliar alternativas
- modelar e simular situações do ambiente de tarefa.
- “empacotar ações” serem acionadas.
- Projetar o o futuro imediato; fazer perceber “situações chave”; usar “gatilhos e ganchos” para acionar pensamentos, habilidades, técnicas “convenientes” e objetivas.
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1.Intensões … demonstrar comprometimento com um determinado objetivo e curso de ação.
2.Proatividade … aumentar capacidade de enumerar eventos prováveis e reagir de forma antecipada para corrigir desvios e atingir metas.
3.Formatação … usar um padrão de referência que seja memorável, objetivo, flexível, gráfico, fácil de ler, escrever, compreender e comunicar.
4.Transferir Conhecimento… explicar o que fazer para situações específicas planejadas.
5.Sincronismos e Alinhamento … orientar o tempo, ritmo, movimentos, ações, para gerar sinergia e eficiência.
6.Gestão de Informação … especificar quais as informações devem ser coletadas e analisadas para a implementação do plano.
7.Investigação … enumerar principais perguntas e respostas para executar a estratégia e atingir o objetivo.
8.Pensamentos … os planos de referência são voltados para análise de cenários de curto prazo ou em tempo real; para identificar situações e escolher o melhor caminho para atingir os fins (metas); modelar e simular situações do ambiente de tarefa, “empacotar ações” serem acionadas; prever o futuro imediato; fazer perceber “situações chave”; usar “gatilhos e ganchos” para acionar pensamentos, habilidades, técnicas “convenientes” e objetivas.
9.Gestão … o plano é a referência fundamental na gestão PDCA – é resultado do planejamento; deve ser executado, controlado e ajustado para garantir atingimento das metas; é atualizado a cada ciclo.
10.Nível ... operacional, técnicas (individuais) e táticas (time).
11.Recursos …. orientar a qualificação e quantificação de pessoas, materiais, ambiente, ferramentas.
12.Balanceamento de Atividades …. antecipar ou reagir a períodos de ociosidade vs sobrecarga de trabalho; desvios de padrões
13.Pacotes de Tarefas … Compor uma u
14.Ferramentas …
15.Conteúdo … objetivo, normativo, analítico e memorável.
16.Check list …
17.Para ra aplicação on the job.
18.Um guia rápido
19.Um simulador do método.e uso de ferramentas.
20.”ferramenta de alto uso” (tipo chave de fenda e alicate).
21.dinâmico, evolui a cada ciclo, adaptativo
22.Dual, ao mesmo tempo que orienta, evolui e se molda ao longo do tempo, às pessoas e equipes.
23.Acionador de pensamento, emoções e sentimentos
24.Guia ético de intensões e comportamentos.
25.Acionador de emoções e sentimentos.
26.Conjunto de ações para sair da situação corrente para a futura desejada.
27.Sintetizador de propósito, objetivo, metas e estratégias;
28.Técnica de pensar e planejar antes de agir.
29.Ferramenta para projetar o futuro.
30.Descrever gatilhos, acionamentos e ganchos.
31.Treinar pessoas.
32.Dar autonomia
33.Agir automaticamente, quase sem pensar.
34.Acionar pensamentos … estratégico, tático, técnico, crítico; sistemático, prático, objetivo, assertivo, proativo, holístico, de cima para baixo, de baixo para cima; imaginação
35.Fio condutor da valores, crenças, intensões, proposta de valor, mudanças, sincronismos, alinhamento, expectativas, indivíduos, equipes, pacote de alto signitficado na rede de informação e conhecimento da empresa.