Este check list sumariza principais tipos de pensamento na empresa.
Objetiva facilitar a reflexão, compreensão e aplicação de varias formas de pensar., conscientizar e promover pensamentos adequados, filosóficos e científicos na empresa e desenvolver o dito “ser repistêmico“.
Check List
Tipos de Pensamento
- Abdutivo … fazer inferências lógicas à partir de observações mais simples e prováveis para chegar a uma conclusão; pensar diferente e complementar aos pensamento de dedução e indução; forma de pensar científico, analisar conclusões (efeitos) e regras para se chegar as premissas (causas).
- Analógico … (*) criar e identificar semelhanças nas relações entre pares de conceitos diferentes (por exemplo, A e B e C e D), para buscar e facilitar comparações, compreensão e comunicação.
- Analítico … aplicar o método de análise para dividir um “todo” ou “problema” em partes menores e mais fáceis de serem resolvidas, “desamarrar”, servir de insumo à sintese e solução de problemas.
- Artístico … expressar emoções, história, cultura, valores estéticos, beleza, harmonia, equilíbrio, funcional.
- Avaliativo … averiguar; verificar; comparar uma coisa com um padrão de referência; medir, valorizar; (quando avaliamos, entendemos, quando julgamos, criticamos).
- Cartesiano … pensamento racional, metódico, matemático, geométrico, que busca evidencias, usa a análise e síntese, enumeração e perguntas hiperbólicas ou céticas, para ganhar conhecimento e resolver problemas.
- Científico … aplicar métodos não refutáveis, para ganhar conhecimento, formular, testar, validar, comunicar hipóteses e conclusões.
- Criativo … produzir novas ideias, experiências, realidades, quebrar paradigmas, buscar soluções flexíveis, originais, artísticas e funcionais.
- Crítico … pensamento filosófico … conduzir o pensamento para julgar ou atingir um objetivo, de forma disciplinada, neutr; com uso da lógica para afastar viéses, e com sabedoria.
- Dedutivo – pensamento filosófico … fazer inferência partindo de uma certeza mais geral para a interpretação de dados ou fatos mais específicos (causas e efeitos).
- Deliberativo … tomar decisões com lógica, critérios, valores e princípios éticos.
- Difuso … estado mental relaxado ou de atenção não focada; adequado para a solução de novos problemas, criação e inovação.
- Estratégico … projetar o futuro, antever os efeitos das ações, inovações e criações.
- Filosófico …. metafísico, lógico, epistêmico, ético, estético, político.
- Focado … pensar de forma concentrada para resolução de problema ou executar tarefa.
- Epistêmico … gerir o conhecimento, formular objetivos, estratégias e ferramentas para aprender
- Ético … gerir comportamentos; – regular, distinguir e orientar bom comportamento e intensões.
- Holístico … avaliar e distinguir as características essenciais do todo, além das suas partes componentes.
- Indutivo … raciocinar lógico, do específico para o geral, que considera um número suficiente de casos particulares para concluir uma verdade geral. … pensamento científico.
- Inovativo … ir além de ser criativo e desenvolver novas aplicações para as criações.
- Intuitivo …
- Julgamento … separar, distinguir, identificar diferenças.
- Metafísico … pensar na existência, no propósito da vida, pensar além da física, categorizar os conceitos fundamentais.
- Lógico … pensar de forma estritamente baseada em regras de validade ou inferência, com argumentos, premissas e conclusões.
- Objetivo … centrar no objeto que não depende do sujeito que o detém, para compreender, explicar, buscar verdades, justificar crenças e valores.
- Observativo …
- Opinião …
- Prático … pensar no agora; em como fazer; usar ferramentas; aplicar o conhecimento de maneira simples e adaptável ao ambiente para atingir metas.
- Racional … … basear o pensamento na razão e conhecimento; aplicar a lógica e fazer inferências dedutivas, indutivas ou abdutivas.
- Reflexivo … pensar crítico sobre si mesmo, mudar crenças, valores e comportamentos; pensar profundo.
- Sistêmico … entender o todo e como diferentes partes dos sistemasque se relacionam e se influenciam.
- Subjetivo … visão condicionada por sentimentos e afirmações arbitrárias do sujeito; contrário de objetivo.
- Tácito … pensar baseado na prática, experiência e habilidades individuais e não traduzível por linguagem.
- Tático … pensar no curto e médio prazos para otimizar recursos, equipes, cumprir estratégias com alto desempenho, aproveitar melhor todos os recursos disponíveis, pensar num plano imediatamente superior plano operacional (execução).
Este check list enumera mais de 30 tipos de pensamentos.
É um guia rápido que pode ser usado para refletir, explicaer e criar ferramentas para acionar pensamentos e estados mentais específicos.
Pensar rápido, eficiente e eficaz é uma habilidade.
É desenvolvida com disciplina, métodos, ferramentas e repetição com foco em tarefas.
Precisamos gerir os “nossos pensamentos” em tempo real.
Observar semelhanças e diferenças entre os vários tipos de pensamentos para os diferentes tipos de tarefas.
O que muda no pensar quando planejamos, desempenhamos, checamos e ajustamos?
Pensar sobre pensar é um pensamento de nível superior ou pensamento metacognitivo.
Metacognição … tem duas características relevantes, a auto regulação e auto monitoramento do pensamento para atingir objetivos segundo um plano, modelo ou esquema
Autoregulação … é um tipo de pensamento que usa mecanismos/ferramentas para monitorar e controlar reações emocionais e comportamentais frente a estímulos positivos ou negativos
- Exige consciência dos próprios pensamentos, emoções e comportamentos.
- Avaliar se os pensamentos/emoções/comportamentos estão alinhados com objetivos e valores pessoais e empresariais.
- Explorar as aptidões perceptivas, atividades sensoriais, com sons, texturas, campo visual.
Planejar formas de pensar, combinar pensamentos, montar esquemas de pensamentos e estados mentais convenientes para tratar vários tipos de situações.
Compreender as principais semelhanças e diferenças entre os pensamentos.
Diagnosticar os pensamentos dominantes individual e empresarial.
Identificar gaps de pensamento e comportamentos.
Suportar pensamentos específicos na execução de tarefas e alinhamento de equipes.
Formular planos de referência para acionar e desenvolver pensamentos.
Para ganhar fluência e agilidade mental, precisamos direcionar a atenção para compreender e projetar os estados mentais mais apropriados que queremos alcançar para cada tarefa que iremos trabalhar, estudá-los, refletir seus efeitos no comportamento, como agregam valor e quais são os pontos de atenção para torná-los efetivos e acessáveis.
Esse check list enumera e descreve vários tipos de pensamento que podem ser acionados e desenvolvidos.
Pensamentos precisam ser repetidos deliberadamente e conscientemente para serem assimilados, acomodados e equilibrados na relação do sujeito com o seu objeto de conhecimento.
Os pensamentos mais ativos não serão esquecidos e se transformarão em hábitos.
Os menos ativos ficarão adormecidos e até esquecidos.
Observe que todos os pensamentos estão interconectados e podem ser acionados à partir de outros matéria atrai matéria e ppensamento atrai pensamento.
Cada pessoa tem um mix de pensamentos dominantes baseados/controlados por suas crenças, valores e modelos de trabalho e negócios.
Ser inteligente é saber escolher o melhor pensamento para tomar decisões.
O pensamento, atenção, percepção, memória, linguagem e aprendizagem são funções básicas cognitivas.
Trabalham em conjunto e geram estados mentais que só o sujeito tem acesso privilegiado.
Externamente, os pensamentos só podem ser inferidos à partir de sinais.
Existem várias abordagens para estudar o pensamento e suas relações com estados mentais, consciência, intensão e função.
- Cognição … é o processo mental envolvido em conhecer, entender e aprender.
- Metacognição … é sobre as maneiras como os aprendizes monitoram e direcionam propositalmente seu aprendizado.
- Motivação … é o processo de direcionar nossas habilidades metacognitivas e cognitivas para aplicação do aprendizado.
Há vantagens nesta definição:
- Primeiro … deixa clara a diferença entre metacognição e aprendizagem autorregulada: a primeira deve ser vista como um subconjunto da última
- Segundo … é impossível ser metacognitivo sem ter diferentes estratégias cognitivas à mão; se você não está pensando sobre pensar, não é metacognição.
- Terceiro … agrega valor a motivação na mistura … desenvolver metacognição e autorregulação é promover aprendizagem independente … por definição, a autorregulação não pode ser imposta de cima.
No entanto, também há problemas com essa definição.
- Primeiro … é que não é assim que metacognição e aprendizagem autorregulada são definidas na literatura de pesquisa.
- Segundo, é excessivamente simplista.
- Terceiro … os termos “autorregulação” e “aprendizagem autorregulada” são usados de forma intercambiável, e iIsso é um problema, porque esses conceitos ajudam a definir melhor um ao outro.
Conhecimento Metacognitivo … pessoa, interpessoal, intrapessoal, tarefa e estratégia
Experiências Metacognitivas … pode ser breve ou longa, simples ou coplexa, adicionar/excluir ou modificar a base de conhecomento metacognitivo.
Estratégias Cognitivas … cognições e comportamentos empregados para atingir objetivos.
Metas cognitivas …objetivos de um empreendimento cognitivo.
A metacognição e aprendizagem autorregulada fornecem alto impacto com custo muito baixo, de acordo com várias evidências científicas.
As empresa precisam colocar essas evidências e prática, mas nem sempre executivos e gerentes da empresa têm clareza
“significado central de metacognição, autorregulação e aprendizagem autorregulada,
Eles também delinearam sete recomendações principais para escolas; elas são excelentes, e eu pediria a todos os professores e líderes escolares que as lessem, as assimilassem e as implementassem.
Se quisermos entender como ensinar crianças a se tornarem aprendizes confiantes e independentes, precisamos entender a teoria (o porquê) e também a prática (o quê).
aprendizagem autorregulada é um termo abrangente que compreende três componentes: cognição, metacognição e motivação.