Qual o objetivo principal do backup de dados?
Uma cópia (backup) de segurança, refere-se a cópia e arquivamento de dados do computador, tal que possa ser usada para restaurar os dados originais, depois de um evento de perda de dados.
- O objetivo principal é a recuperação de dados após a sua perda.
- O objetivo secundário é recuperar dados de momentos anteriores, de acordo com uma política de retenção de um plano de recuperação de desastres.
- O backup não deve ser considerado isoladamente.
- Existem muitos tipos diferentes de sistemas de armazenamento úteis para fazer cópias de segurança, muitas maneiras diferentes de organização dos dispositivos para fornecer redundância geográfica, segurança de dados e portabilidade.
- Muitas técnicas foram desenvolvidas para otimizar o processo de cópias de segurança, para lidar com arquivos abertos e fontes de dados vivas, compactação, criptografia, de-duplicação (técnica de compressão de dados), entre outros.
Quando falamos em estratégia de backup, estamos planejando também uma estratégia de recuperação (recovery).
Neste contexto, tempo e espaço em disco são geralmente levados em consideração quando fazemos os seguintes questionamentos:
- Qual política de retenção utilizarei para os backups?
- Com que freqüência realizarei os backups?
- Quanto de espaço em disco tenho para armazenar os backups?
- Quanto tempo quero gastar realizando o backup do banco de dados?
- Quanto tempo quero gastar realizando o recovery do banco de dados?
- É melhor realizar backups que gastem menos tempo para serem efetuados, que consumam menos espaço em disco, mas em contrapartida tenham um tempo de recuperação mais lento?
- Ou é melhor realizar backups que gastem mais tempo, que consumam mais espaço em disco, mas em contrapartida tenham um tempo de recuperação mais rápido?
Quais são os aspectos envolvidos num sistema de backup de dados?
Ter os dados copiados é um item fundamental para qualquer plano de recuperação de desastres:
- Sem backups, uma simples falha de hard disk pode fazer sua empresa perder dias e até semanas, até recuperar todos os dados perdidos.
- O principal objetivo do backup é manter uma cópia reserva dos dados críticos da rede, tal que qualquer coisa que aconteça, a perda nunca será maior do que 1 dia de trabalho; a forma de garantir isso é fazer com que os dados sejam copiados em base diária.
- Para muitas redes, todos os discos rígidos podem ser copiados à noite. Mesmo que existam cópias com um tempo maior do que 1 noite, existem técnicas para garantir que a cópia não tenha mais do que 1 dia de defasagem.
Onde copiar os dados?
As opções mais comuns são:
- Fita – método antigo e ainda muito utilizado. Os cartuchos são pequenos e podem ser facilmente transportados entre sites.
- Network Attached Storage (NAS) – São frequentemente utilizados. São pequenos e fáceis de remover e transportar.
- Cloud Computing – em alto crescimento; usa serviços de terceiros para copiar os dados, em localização remota, via Internet; tem a vantagem de já estar fora do site, por filosofia.
O que é um Software de Backup?
Todas as versões do Windows vêm com um programa de backup embutido. Em adição, a maioria dos dispositivos de fita são frequentemente mais rápidos e flexíveis do que o padrão de backup do Windows.
Programas de backup fazem mais do que copiar de um disco rígido para uma fita. Por exemplo, adicionalmente, usam técnicas de compressão. O fator de compressão 2:1 é frequente – armazenar 100 GB numa fita que armazena 50 GB sem compressão. Permite monitorar quais dados são copiados e não copiados. Apresentam opções de backups incrementais e diferenciais, que reduzem o tempo do processo de backup e restauração.
Quais são os tipos de backup?
Existem 5 tipos de backup que, muitas vezes são combinados: Normal, Cópia, Diário, Incremental e Diferencial; a diferença entre eles é ditada pela funcionalidade “Bit de Arquivo”, que indica se um arquivo foi modificado após ter sido copiado.
- Backup Normal – faz uma cópia completa e “reseta o bit de arquivo” dos arquivos copiados, para trabalhar combinado com os backups Incremental e Diferencial.
- Backup Cópia – é similar ao backup normal, mas não reseta o bit de arquivo e não interfere com as rotinas de backup – é utilizado para backups eventuais.
- Backup Diário – são “cópias” diárias completas e não resetam o bit de arquivo.
- Backups Incremental e Diferencial – são sensíveis ao bit de arquivo e transferem apenas os arquivos modificados em relação ao backup anterior (incremental) ou ao backup normal (diferencial).
Qual a diferença entre backup local versus via rede?
Existem 2 abordagens para procedimentos de backup:
- backup local – o programa de backup roda no servidor de arquivo e copia os dados para um dispositivo de fita conectado ao servidor – reduz o desempenho do servidor.
- backup via rede – usa uma rede de computadores para copiar os dados – reduz o desempenho da rede pela sobrecarga de tráfego na rede devido ao backup
Diante disso, backups devem rodar em horários de baixo tráfego na rede.
- Outra questão, é que fazer backup diretamente do servidor não necessariamente é mais eficiente do que fazer backup via rede. A rede é mais rápida que o dispositivo de fita, se utilizada para backup fora do expediente.
- Na realidade a melhoria da velocidade de backup está diretamente associada à velocidade dos switches.
- Outra razão diz respeito à qualidade do backup, se determinados arquivos estiverem sendo utilizados na hora do backup, eles não serão incluídos no backup. No entanto, são esses os tipos de arquivos mais prováveis à restauração, já que são mais utilizados. Todos os arquivos abertos durante o backup não são copiados. Isso não será um problema se o horário fora do expediente for utilizado. De qualquer forma uma alternativa é configurar o servidor para desconectar todos os usuários na rede antes de iniciar o backup.
Como fazer a manutenção dos backups?
- O esquema mais seguro é usar uma fita backup a cada dia.
- Outro esquema é utilizar 3 fitas, com os últimos 3 backups.
- Outros esquemas mais sofisticados com maior quantidade de fitas podem ser feitos para aumentar a segurança.
- Uma boa prática é manter no mínimo um backup completo noutra localidade, para casos de desastres.
- Por fim deve ser assegurado que as pessoas envolvidas com o backup e transporte de fitas sejam de confiança.
- É recomendado que uma fita seja utilizada até 20 vezes antes de ser descartada. Se a mesma fita é utilizada diariamente, ela deverá ser substituída mensalmente.
Como deve ser feita a segurança de Backups?
Deve ser estabelecida uma política de backups, para garantir que não existam backups desautorizados.