A existência ou não de planos, como são gerenciados, formas e conteúdos, como são executados, nível de aderência e uso habiltual, são medidas do nível de gestão e qualidade competitiva e intencional do indivíduo e empresa.
O plano é uma lista de intençoes!
O plano como mostra o mapa de gestão, é uma “síntese do processo de gestão.
Deve ser gerado de forma interativa e cíclica na empresa de forma articulada e consistente, tais como:
- Estratégico … mudança no longo prazo; modelo de negócio, proposta de valor, código de ética (comportamento).
- Tático … movimento de recursos no médio prazo, para suportar os planos estratégico e operacional. ex. mensal, semanal, diário.
- Operacional … preparação, execução e informação; garantir a qualidade de tarefas e atividade chave do dia a dia, em tempo real.
- Negócio … como fazer a gestão de valor, ofertas, recursos, parcerias, clientes, canais, segmentos, receita e custo.
- Oferta … qual o mix de produto, serviço e soluções (mix 7P – Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoa, Processo e Evidências Físicas).
- Financeiro … contabilização de ativos, previsões e estratégias de receita, custo, ROI, margem de lucro e turrnover.
- Marketing … atração do mercado, cliente e produto.
- Venda … conversão do mercado, cliente e produto.
- Conhecimento … foco do conhecimento descritivo (teorias) e habilidades (prática).
- Informação … qualidade e formato da rede de dados e informação para suportar atividades e tarefas.
É via os planos que a proposta de valor e ética da empresa é construída, mantida e aprimorada.
A empresa ou indivíduo sem planos é um “barco sem leme” e age sem pensar.
Um dos aspectos e habilidade chave da gestão é balancear a qualidade e quantidade de planos ou intensões.
A cada versão de um ciclo de gestão é gerada uma nova versão do plano, que deverá ser executado, controlado e ajustado.
Nos planos, os gerentes devem atentar para : (1) proposição de valor, (2) objetivo, (3) situação corrente, (4) metas, (5) estratégias para cada meta, (6) lista de atividades e tarefas (essência do plano), (7) execução e informação (8) controle e (9) ajustes.
Observe que plano no ciclo de gestão busca a síntese, ao contrário da análise de situação e se complementam.
Um plano é uma síntese do ciclo de gestão e conectado ao plano anterior. Foca no presente considerando o passado e o objetivo futuro.
Diante disso, os planos são a melhor forma de influenciar, comprometar e avaliar intenções e comprometimento das pessoas, de acordo com o “fluxo de negócio da empresa”
Permite sincronizar e alinhar o modo de pensar, intensões, condutas apropriadas, execuções de atividades e tarefas com controle e desempenho e foco na proposta e objetivos da empresa.
O plano modela intenções e estabelece compromissos para executá-las na prática.
“Diga quais são seus planos que te direi quem és”.