O mapa conceitual da figura modela o processo de gestão em 9 passos de o processo de gestão de forma serial (visão botton up).
Explica simplificadamente e resumidamente o PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes de qualquer processo. (modelo de gestão em 4 passos).
O processo de gestão de negócio pode ser sumarizado em 9 epapas.
Propósito
Descrever a razão de existir da empresa ou negócio.
Definir o ponto central e inicial de qualquer modelo de negócio.
Legitimar objetivos.
Declarar intenções.
Delimitar escopo de atuação.
Justificar crenças.
Declaarar Valores.
Declarar Missão.
Visão da empresa.
Fundamentar o pensamento estratégico.
Análise da Situação
A etapa de “analise de situação”, é a etapa do planejamento que analisa a viabilidade e probabilidade do alcance de objetivos pela empresa, ou unidade de negócio.
Envolve pesquisa, metodos, previsões, análise das circunstâncias.
A análise de situação SWOT (ou FOFA em protuguês), é muito usada nessa etapa:
(1) divide o todo em ambiente interno (forças e fraquezas) e ambiente externo (ameaças e oportunidades);
(2) avalia nível de competitividade
(3) recursos chave e possíveis estratégias
(4) análise de indicadores de desempenho.
(5) sugestões e ajustes nos objetivos.
A análise de situação é o cérebro do planejamento empresarial … é uma atividade sistemática do processo de gestão – planejamento, desempenho, controle e ajuste, para garantir um “ambiente propício e inteligente” para a “tomada de decisão”.
Metas
A definição de metas, pressupõe a análise prévia do propósito, objetivo, e situação atual, e a consciência de que será insumo para a elaboração de estratégia.
O ambiente deve ser propício ou facilitador para a execução de todas as etapas do planejamento.
Na etapa de formulação de metas, o objetivos, indicadores de desempenho operacionais são “quantificados” em metas, para servirem de insumo e referência às estratégias.
Exemplo de insumos para as estratégias:
- Meta de receita – total, por unidade, produto, região.
- Meta de custo – fixo, variável, operaional, capital.
- Meta de rentabilidade (ROI), margem
- Meta de participação de mercado.
- Meta de tempo médio serviços.
- Meta de ticket médio de venda.
- Meta de produtividade
- etc.
Para cada meta deverá ser formulada uma ou mais estratégias.
A Meta é a “ponte” entre objetivo e estratégia … precisa ser SMART, inteligente, específica, mensurável, acessível, relevante e temporal

Teste seu conhecimento sobre Objetivos e Metas
- Faça um resumo deste bloco de aprendizado utilizando as palavras chaves sobre objetivos, metas, desafio e método SMART.
- O que é um objetivo? Qual o benefício de formular objetivos?
- Quais as principais características dos objetivos de negócios?
- Os objetivos de negócios precisam ser planejados? Explique.
- O que é um desafio? Qual o benefício avaliar o desafio para atingir um objetivo?
- Qual a relação entre objetivo, situação atual e desafio?
- O que é uma meta? Qual o benefício da formulação de metas?
- Qual a relação entre meta e objetivo?
- Qual a relação entre meta e estratégia?
- Quais são as características de uma boa meta?
- Porque as metas são importantes na execução do plano?
- Qual a importãncia da habilidade de formular objetivo e metas?
- Qual a utilidade da ferramenta SMART?
- Cite algumas razões das pessoas não atingirem os seus objetivos?
- Qual o benefício de definir metas específicas?
- Qual o benefício de definir metas mensuráveis?
- Quais são os cuidados que você deve tomar para tornar as suas metas acessíveis?
- O que significa uma meta relevante?
- Qual o aspecto analisado na ferramenta SMART para evitar que atividades diárias prejudiquem as suas metas de longo prazo?
- Dê um exemplo de objetivo de negócios SMART.
- Dê um exemplo de um objetivo de marketing SMART.
- Dê um exemplo de objetivo de vendas SMART.
- Dê um exemplo de objetivo de contato ou visita de venda SMART.