O conceito de PROPÓSITO tem múltiplos significados e aplicações.
Veja como é definido ( e percebido) nas várias ciências:
Filosofia … propósito é a explicação da razão de existir, uma declaração do como se espera que o “sujeito” ou “objeto” seja percebido, compreendido e tratado.
Gestão … propósito são declarações de intenções do projeto, escopo e recursos para prover orientação geral sobre as tarefas e interações da empresa para e com todas as pessoas para obter os resultados específicos do modelo de negócio planejado.
Marketing … propósito é uma promessa, uma declaração de intenções e valores que a empresa promove para o mercado, através de sua marca, para se posicionar, diferenciar, atrair consumidores e vender suas ofertas.
Psicologia … propósito é declaração ou expressão da vontade do indivíduo; fonte de motivação, desejos, rejeições; expressa a capacidade de tomar posição frente ao contexto, paradigmas, situações e decisões.
Declaração de Propósito na Empresa
É uma síntese de todas as definições anteriores …
Propósito na empresa provê uma orientação geral de intenções, visão do futuro, missão do agora, valores importantes, diferenciais e vantagens competitivas, que ditam comportamento, tomada de decisão e alcance de objetivos de tarefas e projetos … descreve o “traço genético” da ação”, da marca e da proposta de valor.
Declaração de propósito é uma ferramenta que explica a razão de existir da empresa.
É usado para desdobrar propósitos em objetivos com a “mesma genética”.
O propósito pode ser expresspo por declaração de propósito, mensagens de valor num contexto menor, ou por uma marca no mercado.
“Permeia e empacota” a empresa, projetos, propostas, comportamento das pessoas e indicadores estratégicos.
Pode ser definido como “uma classe ou categoria geral de objetivos” ou “síntese de vários objetivos agregados”.
Sinergia entre Propósito e Objetivos
Ambos – proposito e objetivos … precisam estar alinhados ; trabalham em sinergia para garantir Corretismo, Consistência e Capacidade (3Cs da gestão de processos)
Propósito … trabalha a emoção, a agregação, atração, socialização, (ver check list a seguir), atrai pessoas e cataliza.
Objetivo … desdobra e tracionaliza o propósito, trabalha o prático qualitativo, que é desdobrado quantitativamente em metas.
Um não vive sem o outro … trabalham em equilíbrio, sinergia e em tempo real.
Check List
DECLARAÇÕES de PROPÓSITO na empresa
Quais são os pontos de atenção e uso do conceito de propósito? Quando usar?
- Alinhamento … articular e sincronizar pessoas, equipes, cadeia de valor.
- Atração … chamar a atenção, fazer prestar atenção, aproximar indivíduos.
- Caminho … criar uma trilha ou conexão que se pode seguir.
- Coletivização … inverso do individualismo, buscar a coesão, união; explicitar a interdependência.
- Confiança … ganhar e transferir confiança.
- Conexão … criar relação e comunicação entre pessoas e empresas.
- Conhecimento … orientar objetivos e estratégias do saber por familiarização, teorização e prática
- Contexto … explicar interrelação de circunstâncias.
- Criatividade … inspirar a criação.
- Critério … uma forma de distinguir o apropriado do não apropriado.
- Declaração … afirmar ou revelar via oral ou escrita.
- Diferenciação … singularizar o valor e caminho da marca; aumentar a percepção de valor; inovar; quebrar paradigmas.
- Direção … orientar a gestão, comando, traçar caminho entre situação atual e futura.
- Deliberação … prover princípios ou justificativas para refletir e decidir.
- Desejo … despertar atenção, interesse.
- Engajamento … unir pessoas com “propósito comum“.
- Escolha … prover critérios para comparar e decidir.
- Essencialidade … selecionar o imprescindível.
- Ética … orientar código moral e intensões.
- Existência … propósito direciona toda a nossa trajetória existencial; é fundamentado em nossas crenças e valores.
- Fórmula … expressar de forma concisa, exata e vigorosa.
- Função … compreender papel e importância essenciais.
- Fundamentação … alicerçar e justificar a gestão.
- Idealização … gerar novas ideias de bens e serviços.
- Imaginação … criar imagens de solução e novas ideias com a marca.
- Inovação … renovar, recriar, quebrar paradigmas; desenvolver a criação.
- Inspiração … emocionar, entusiasmar, conscientizar; fazer as pessoas imaginarem situações auspiciosas.
- Intenção … deixar claro compromisso com um “plano explícito” e gerar segurança e confiança na outra pessoa.
- Legitimação … justificar objetivos, estratégias e planos; atrelar a valores e códigos morais.
- Motivação … inspirar e engajar pessoas para atingir um objetivo.
- Objetivo … formular qualitativamente a situação futura.
- Objetividade … garantir o conceito de verdade.
- Organização … estruturar e explicitar valores para tomar decisão.
- Orientação … dar direção e sentido.
- Paradigma … estabelecer limites e regras gerais; exemplo que serve como modelo de derivação.
- Planejamento … descrever os princípios estratégicos para atingir objetivar.
- Posicionamento … projetar a marca, bens e serviços de forma diferenciada na percepção e escolha do público alvo.
- Previsão … projetar e antever situação futura e facilitar traças caminhos e fazer escolhas.
- Projeto … grupar e orientar tarefas e esforço progressivo e temporário para criar produto, serviço ou resultado específico.
- Promessa … compromissar, “dar a palavra”, assumir fazer.
- Promoção … informar e comunicar benefícios e vantagens da marca.
- Proposito … sugestionar aquilo que se busca alcançar.
- Prospecção … fazer perceber quem é o público alvo.
- Reputação … ser reconhecido por prometer e cumprir.
- Serviço … prever a utilidade e desempenho da oferta.
- Sincronismo … orientar simultaneidade de recursos.
- Semelhança … alinhar, aproximar, pensar, agir em grupo.
- Síntese … resumir, interpretar e representar conceitos.
- Socializar … aculturar e propor hábitos.
- Solução. … orientar o modelo de solução de problemas.
- Vontade … enfatizar o querer, valores e intensões.
(insira um ítem à lista).
Aprendizagem Conceitual … Aprendizagem Conceitual
- Glossário … conjunto de termos e conceitos “associados” ao “conceito de propósito”
- Enumeração … lista detalhada, em várias perspectivas e maneiras de aplicar o conceito de propósito na empresa.
- Lista de Verificação …
- Leitura ativa …
- Fonte de consulta sobre o significado de propósito
A felicidade é o sentido e o propósito da vida. O único objetivo e a finalidade da existência humana”.
Aristóteles
Quando mais alto nosso nível de consciência, mais felizes e realizados nos tornamos (Richard Barrett)
(Richard Barrett)
“O propósito é o senso de pertencimento a algo superior a nós mesmos, pelo qual devemos trabalhar para um futuro melhor. Isso é o que cria a verdadeira felicidade”.
Mark Zuckerberg
O propósito é uma ferramentas qualitativa da gestão de tarefas para modelar a inteligência emocional.
Repousa na natureza humana.
O inttresse pelo seu estudo é milenar e atual.
É fundamental para grupar, socializar, aculturar e liderar.
Facilitar interações de pessoa para pessoa.
É a fonte de objetivos e necessidades.
Facilita a comunicação, afiliação, segurança, estima, atenção, explicação, conexão, motivação e entusiasmo.
Funciona como um aviso ou um farol … “olha! o propósito é este ” … “este é o noso caminho tal como declarado “.