PROPOSIÇÃO de VALOR
- E o pilar do MODELO de NEGÓCIO da EMPRESA e é composta por :
- ATRIBUTOS de VALOR.
- INFORMAÇÕES.
- Constrói CRENÇAS.
- É uma ESTRATÉGIA de MARKETING.
MODELO de NEGÓCIO
- É um conjunto de ATRIBUTOS de VALOR importantes para uma EMPRESA ou NEGÓCIO, tais como:
- PROPOPOSTA de VALOR.
- PERFIL de CLIENTES.
- OFERTAS.
- ESTRUTURA de RECEITA.
- ESTRUTURA de CUSTOS.
- PARCERIAS.
- ATIVIDADES.
- CANAIS de RELACIONAMENTO.
ATRIBUTOS de VALOR ou VALORES são coisas importantes.
- Constroem CRENÇAS das pessoas e compradores potenciais.
- Influenciam a PERCEPÇÃO de VALOR valor de uma pessoa.
- Influenciam o COMPORTAMENTO de COMPRA.
- Ancoram ESTRATÉGIAS de MARKETING.
PERCEPÇÃO de VALOR é a INTERPRETAÇÃO do VALOR de alguma coisa.
- Influencia o COMPORTAMENTO de COMPRA.
- Pode ser racionalizada pela FÓRMULA de VALOR: VALOR = BENEFÍCIO / CUSTOS / RISCOS.
- Influi na SATISFAÇÃO, que é medida pela relação VALOR PERCEBIDO / VALOR ESPERADO.
- É influenciada “positivamente” pela ESTRATÉGIA de MARKETING.
COMPORTAMENTO de COMPRA é caracterizado por ESTÁGIOS MENTAIS e COMPORTAMENTAIS
- Buscar INFORMAÇÕES.
- CONSCIENTIZAR NECESSIDADES.
- CRIAR IMAGENS de SOLUÇÃO.
- AVALIAR ALTERNATIVAS de SOLUÇÃO
- DECIDIR a SOLUÇÃO.
- AVALIAR a DECISÃO.
- ATRIBUTOS de VALOR ou VALORES é um conceito fundamental na ciência de negócios, no marketing e vendas.
- É uma FERRAMENTA para influenciar a PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR durante o PROCESSO DE DECISÃO de COMPRA ou VENDA..
- São QUALIDADES ou ou JUSTIFICATIVA de CRENÇAS, princípios, padrões, normas, regras, opiniões, que são consideradas “valiosas”.
- Podem ser ATRIBUTOS de VALOR TÉCNICOS ou ATRIBUTOS de VALOR EMOCIONAIS.
- São VARIÁVEIS importantes para EQUACIONAR PROBLEMAS do dia a dia.
- São usados para PRESTAR e CHAMAR a ATENÇÃO.
- CONTEXTUALIZAM e facilitam a COMPREENSÃO, MEMORIZAÇÃO e COMUNICAÇÃO de conceitos, coisas e seus valores.
- São CATEGORIAS cognitivas primárias e afetam todos os demais níveis cognitivos superiores.
- São muito úteis para elaborar mapa de valor ou matriz de valor para avaliar o desempenho de empresas e ofertas