Quais são as diferenças para provedores e clientes?
Embora Colocation e Hosting apresentem algumas características e benefícios semelhantes, são duas opções muito diferentes para a organização cliente.
A figura mostra diferenças e sinergias entre as soluções colocation e hosting em termos de responsabilidades transferidas ou retidas. Usando o conceito de uma pilha de”outsourcing” (“camadas” da infraestrutura de TI), pode-se ver a sobreposição e distinções entre as opções: colocation tradicional, colocation gerenciado e hosting.
Colocation
- É uma opção de aluguel de instalações físicas e serviços de infraestrutura de TI.
- Permite a organização evitar despesas com construção, ampliação e manutenção de datacenters.
- Os ativos de TI são alocados nas instalações do prestador de serviço, junto com outros ativos de outras organizações, e compartilha “o poder” de conexões, sistemas de climatização, segurança física e arquitetura redundante desses ambientes.
- Essencialmente, é um aluguel de espaço gerenciado para os ativos de TI, mantendo a propriedade e o controle dos ativos pelo cliente.
- Permite que a organização expanda rapidamente, independente do tempo do projeto e construção de um novo data center, preservando o capital.
Hosting Gerenciado
- Estende os benefícios do colocation eliminando tanto a responsabilidade de manutenção das facilidades físicas quanto à continuidade de aquisição e manutenção de facilidades próprias pelo cliente.
- A aquisição e manutenção do núcleo de computação e rede (servidores, switches, storage e firewalls) é de responsabilidade do provedor, “restando convenientemente” para o cliente a manutenção das aplicações de negócio.
- A supervisão contínua da infraestrutura é transferida para o provedor de serviços, que minimiza as obrigações do staff de TI e permite redirecionar esses recursos para outras áreas de negócio.
Facilidades, equipamentos e pessoal necessários para executar atividades abaixo da camada de aplicação de uma estrutura de TI são caras e distraem muitas empresas do seu principal objetivo.
Um dos grandes ganhos de Colocation e Hosting está em não se restringir a reduzir apenas os custos diretos com essas atividades e sim redirecionar atenção, esforços e custos da empresa para as áreas de negócios. Isto é, trazer mais receita, alinhamento negócios e TI e agregar mais valor como um todo ao negócio.
Para determinar qual é a melhor opção – Colocation ou Hosting – é necessário entender as diferenças dos benefícios, custos e riscos de cada solução.
As necessidades empresariais se concentram em questões de infraestrutura (colocation) ou em redução de capital ou pessoal (hosting)?
Para ajudar o cliente, o provedor deverá usar sua especialização e experiência para desenvolver a melhor solução para a empresa
Qual a melhor opção: hosting ou colocation?
Uma vez conhecidas as similaridades e diferenças entre colocation e hosting, qual dessas opções de terceirização é a melhor solução para uma empresa? Essa pergunta para ser respondida deve ser desmembrada em outras 3 perguntas a serem respondidas:
Nem sempre essas as questões colocation x hosting têm respostas claras.
As necessidades do negócio futuras provavelmente não serão as mesmas das necessidades correntes; as respostas às 3 perguntas mudam ao longo do tempo.
É necessário cliente e fornecedor estarem alinhados para entender as necessidades presentes e futuras, para possibilitar escalar sob demanda uma solução Hosting ou Colocation.
Como os serviços de Datacenter são normalmente precificados?
Figura. Tabela resumo de preços. Principais variáveis a serem coletadas de um potencial comprador para a configuração e precificação dos serviços. São três os componentes de custos de serviços de Datacenter: taxas de instalação – eventual; aluguel mensal de serviços – custo recorrente e serviços adicionais – custo eventual ou recorrente.
A estrutura de custos do colocation é mais simples que a do Hosting. Da mesma forma, a estrutura do Hosting é mais simples do que uma solução proprietária. Quando comparamos as 3 alternativas isso tem que ser levado em conta para calcular o ROI da solução (Benefícios/Custos).
A configuração do colocation e seu preço é função: 1) tipo de rack, 2) densidade de potência (potência/metro quadrado) e 3) potência contratada.
A configuração do hosting e seu preço depende de mais informações: 1) tipo de servidor, 2) modalidade dedicado/compartilhado, 3) capacidade/desempenho do servidor ou dispositivo e 4) disponibilidade garantida. A modelagem e configuração é crítica na precificação do hosting. Existem grandes diferenças de desempenho e preços entre configurações diferentes.