
A filosofia e ciência juntas aumentam a razão e percepção estratégica essencial para qualquer empresa e times de alto desempenho, para desenvolver táticas e operações alinhadas com a missão, propósito e identidade da marca.
O Diagrama de Venn da figura mapeia conceitualmente a relação entre método filosófico e científico.
O método filosófíco racionaliza a razão e método científico testa a razão na prática, via os sentidos.
Método filosófico desenvolve o conhecimento filosófico – a reflexão e construção de conceitos e ideias, via raciocínio lógico em busca do saber, encontrar explicações em vários ramos da vida, como existência, lógica, conhecimento, ética e comportamento.
Investiga a seleção de melhores teorias, formas de conduzir pesquisa, teorizar com o objetivo de adquirir conhecimento, questões normativas, como quais métodos devem ser usados ou como fazer boas decisões … é uma ferramenta para todos.
O método científico usa regras e procedimentos e capacidades para: 1) observar, 2) questionar, 3) pesquisar, 4) hipotetizar, 5) testar experimento, 6) validar ou refutar procedimento, 7) validar ou refutar hipótese, 8) comunicar resultados e ou teorias, 9) gerenciar o conhecimento científico adquiirido, 10) regular tecnologias, produtos e serviços decorrentes.
Trabalha e gera padrões e ,melhores práticas.

Conclusão.
A relação entre o método filosófico e o científico é complementar e dialética.
Enquanto o método científico se baseia em observação, experimentação e validação empírica de hipóteses para entender o mundo natural, o método filosófico utiliza a reflexão racional, lógica e argumentativa para questionar os fundamentos, ética e limites do próprio conhecimento.
A filosofia fornece a base teórica e crítica, enquanto a ciência oferece dados concretos sobre a realidade.
O método científico é empírico … exige comprovação por testes.
O método filosófico é puramente racional e lógico, foca no “porquê” e não no “como”.
A filosofia deu origem às ciência.
Filosofia e Ciência gerarm visão holítica e sabedoria.
A filosofia da ciência (epistemologia) interpreta resultados científicos e analisa os desafios éticos, como a neutralidade da ciência e o impacto da tecnologia na sociedade.




