Regra, Verdade e Falsidade
O propósito é regra é separar a verdade do falso.
O propósito é regra é separar a verdade do falso.
O conceito de verdade está relacionado a dúvida, incerteza, vontade em conhecer, descobrir o que está escondido ou oculto e muda ao longo do tempo, devido a cultura, crenças, conhecimentos, justificativas, códigos de ética. Existem diferentes conceitos de verdade: Na empresa, a gestão do conhecimento e da verdade se concentra no Bom Senso para a…
O esquema da figura ilustra os conceitos de “fato e princípio” e suas relações. A relação entre fato e princípio é fundamental para a compreensão e explicação da realidade … representa a conexão entre o que acontece (a realidade concreta) e o que deve guiar ou explicar esse acontecimento (o fundamento, norma ou valor). Estão…
Fatos são verdades. Isso explica várias estratégias para transformar fatos em crenças e crenças em fatos … tais como nos campos da política, persuasão, retórica, marketing, vendas, lógica informal, etc … ou seja, transformar fatos em crenças e crenças em fatos. Como distinguir o Conhecimento Factual de Crenças? Uma forma possível de distinguir entre o…
“Nem tudo o que pode ser contado conta e nem tudo o que conta pode ser contado”. ( Albert Einstein ) … Fato e Evidência são coisas diferentes. A empresa e colaboradores (tal como eu e você) devem monitorar, coletar e organizar dados com qualidade para orientar tomadas de decisão, para que produtos, serviços, soluções…
Este check list se propõe a servir de ferramenta para práticas da habilidade da “consciliência”, a capacidade do sujeito de convergir e fortalecer evidências científicas na empresa para elaborar, pesquisar, construir e aplicar métodos científicos. As evidências científicas são importantes para a ciência e empresa já que possibilitam que hipóteses (teorias prováveis) sejam “hierarquizadas” em…
A compreensão da evidência é vital para apreciar os dois objetos dominantes de preocupação da epistemologia – conhecimento e e crença justificada. A evidência é normalmente usada no “raciocínio explicativo” … tendemos a inferir a hipótese que fornece a melhor explicação da evidência. Timothy Williamson. Conclusão.