Fatos são verdades.
- São declarações que fazem parte do consenso da realidade, com pouca dúvida sobre sua verdade.
- São elementos ou evidências, para os quais existe um corpo enorme de apoio e sem outras evidências contraditórias, sendo raramente questionados.
- Entretanto, quanto mais complexa uma situação, quanto mais perspectivas possíveis se podem ter e quanto mais pessoas diferentes estão envolvidas, menos provavelmente se pode declarar tratar-se de um fato … a percepção falha e é diferente entre as pessoas.
- Entra-se, assim, no campo das crenças … “julgamentos e avaliações que fazemos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo que nos rodeia”
Isso explica várias estratégias para transformar fatos em crenças e crenças em fatos … tais como nos campos da política, persuasão, retórica, marketing, vendas, lógica informal, etc … ou seja, transformar fatos em crenças e crenças em fatos.
Como distinguir o Conhecimento Factual de Crenças?
Uma forma possível de distinguir entre o conhecimento factual e a crença é observar como uma pessoa responde a um desafio
Se alguém diz que a você digitou uma palavra incorretamente, você simplesmente muda a atenção para resolver o problema.
No entanto, se alguém questiona suas crenças, você responde como se fosse uma ameaça pessoal e defende emocionalmente sua posição.
“Isso porque as crenças são pessoais e fazem parte de nós como nosso nome ou nossa perna” .
As crenças não apenas afetam a forma como as pessoas se comportam, mas também o que elas percebem em seu ambiente … por isso é tão importante para o marketing, psicologia, sociologia, filosofia, antopologia, educação, medicina, inteligência artificial.





