Relação Belo, Estética e Gosto.
- Belo … representa a harmonia, simetria, proporção e forma que desperta prazer desinteressado entre estética e gosto … provocar prazer sem interesse prório (Kant) …
- Estética … é a filosofia que estuda os conceitos, natureza e analisa a estrutura do belo e da arte … é o arcabouço teórico … avalia como o gosto avalia o belo e vice versa … investiga juízo de valor sobre o belo.
- Gosto … é a faculdade prática, via experiência, subjetiva e cultural de julgar o belo.
Belo … Sensorial, Emocional e Intelectual.
A Relação entre do Belo e as dimensões Sensorial, Emocional e Intelectual é fundamental na Estética … age como uma experiência integradora que conecta o ser humano ao mundo através da harmonia, da forma e do sentido.
- Belo não é apenas uma aparência, mas uma experiência … que transcende o simples deleite sensorial para envolver emoções profundas e a reflexão racional.
- Relação Sensorial … (impacto visual e auditivo) … é a primeira relação com o belo é sensorial … o prazer estético nasce do impacto sensorial das formas, cores, sons e proporções harmônicas que são agradáveis aos sentidas … que levam ao prazer.
- Relação Emocional … (remoção e sentimento do prazer) … o belo, neurocientificamente falando, gera bem estar e liberação de domamina e endorfina … permite que o indivíduo alcance um estado de equilíbrio e conexão interior e pode evocar emoções intensas.
- Relação Intelectual … (compreensão da harmonia e sentido) … o belo ativa a razão, reconhece a ordem, simetria, sentido, lógica, verdade e conhecimento … o processo intelectual permite a compreensão de que o belo atende a critérios objetivos (hierarquia do belo) e não apenas ao gosto subjetivo.
Belo e Relação Desejo e Valores.
A relação entre o belo e desejo, valor econômico, político e moral é um tema central na filosofia e na sociologia … historicamente, o belo é visto como algo que desperta prazer, harmonia e atração.
- Relação Belo e Desejo … estética da atração … impulso e emoção … está na relação entre o sujeito e o objeto … manifestção de algo ideal ou perfeito … o que gera o desejo de contemplação ou posse.
- Relação de Belo e Valor Econômico … estética do consumo … onde o belo aumenta o valor da troca … está relacionado a utilidade ou à exclusividade de um objeto, ou “custo da beleza” ou motor de consumo e produção.
- Relação do Belo e Valor Político … estética do poder … refletir habilidades produtivas e capacidades morais, facilitar engajamento social pela arte, como portadora do belo … a beleza é um caminho para a liberdade individual e política … fundamental para uma vida autônoma.
- Relação do Belo e Valor Moral … estética da ética … o belo como inseparável do bem e da verdade … é um o “símbolo da moralidade”, pois a contemplação desinteressada da beleza prepara o homem para o cultivo do gosto e, consequentemente, da moral (Kant).





