
Equipe é um grupo de indivíduos que trabalham em conjunto ou em uma mesma área … com as seguintes características:
- Foco na tarefa individual … os membros executam suas próprias tarefas, que contribuem para um resultado geral, mas a responsabilidade é muitas vezes individual.
- Objetivo gerais e departamentais … geralmente não é totalmente compartilhado ou internalizado por todos os membros.
- Envolvimento: o foco está em benefícios ou progressos próprios antes do ganho coletivo.
Time é um nível mais avançado de equipe em termos de organização, colaboração e desempenho, com as seguintes características:
- Foco na execução da tarefa em time …interdependência, sinergia, complementariedade de competências e especializações, lideranças e facilitação,
- Objetivo compartilhado e internalizado … todos os membros estão empenhados em alcançar uma meta comum e sabem exatamente qual é o seu papel e importância nesse processo.
- Envolvimento … demanda alto nível de comprometimento, ir além do esperado e assumir responsabilidades mútuas.
Marcada essa diferença e evolução do trabalhp para transformar equipes em times, o Check List Trabalho em Time aborda 10 princípios práticos para criar e gerenciar de forma eficaz, modelos de gestão de times.

Check List.
Trabalho em Time.
Propósito, Características e Aplicações.
- Conhecimentos complementares:..”a união faz a força” … membros do time possuem habilidades diferentes que, quando integradas, potencializam a ação comum para atingir a meta.
- Crescimento … a interdependência humana é indispensável ao crescimento … cada companheiro de jornada é um amigo com quem deve contar e ajudar.
- Harmonia … cada ser tem seu lugar e função, e a harmonia surge quando cooperamos e reconhecemos que o bem de um está ligado ao bem de todos.
- Interdependência … todos dependem de cada um para o sucesso.
- Necessidade Mútua … precisamos uns dos outros, identificar nossos pontos cegos para crescer; ninguém é autossuficiente em tudo.
- Sabedoria … uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros, isso mostra que erros, conhecimento e progresso são compartilhados, não isolados”.
- Coesão … somos elos de uma corrente, fortes juntos, frágeis separados.
- Sinergia ... “um por todos e todos por um“ … usar comunicação aberta para todos, significativa e simbólica, com metas SMART compartilhadas … focar em um resultado maior que a soma das partes, criar ambiente de confiança, liderança pelo exemplo e celebração das contribuições individuais para o bem comum, transformando conflitos em oportunidades criativas.
- Respeito e Colaboração … respeito pelas diferenças e colaboração ativa
- Liderança como treinamento … o líder do time atua mais como um “treinador”, parecido como o papel do capitão no futebol.

Conclusão.
Todo time é uma equipe, mas nem toda equipe é um time.
A transformação de uma equipe em um time exige ferramentas e um esforço intencional de liderança para fomentar o comprometimento, a comunicação clara, a definição de papéis e a confiança mútua … continuamente.
Times são capazes de alcançar resultados extraordinários e “conquistar campeonatos”, enquanto equipes apenas “vencem jogos”.
O check list Trtabalho em time serve de abordagem inicial e sumária para reflexões e práticas sobre o trabalho em time.
O check list é uma ferramenta mental e de gestão lista 10 princípios para facilitar aprender, ensinar e compreender o conceito de trabalho em time e ajudar a modelar e colocar em prática modelos de gestão de times na sua empresa, de forma simples e fundamental, e atrelar com táticas, operações e ferramentas.





