O método científico é o método do método de marketing.
O esquema da figura descreve de forma simplificada o método científico e seus estágios.
- Observar … (EXPLORAR) é o ponto de partida do método científico, coletar dados qualitativos e quantitativos, de forma proposital e objetiva para perceber fenômenos, fatos do ambiente, padrões, tendências, relações e dependências .. servir de base para perguntas, pesquisas e hipóteses.
- Formular Perguntas (INVESTIGAR) … as perguntas servem de ponto de partida para definir a direção e o foco da investigação, esclarecer dúvida, curiosidade, esclarecer, direcionar, guiar etapas subsequentes, como a formulação de hipóteses, o desenho do experimento e a coleta de dados … pergunta bem elaborada garante pesquisa precisa, objetiva, resultados relevantes e verificáveis.
- Pesquisar Respostas (QUESTIONAR) … pesquisar para fundamentar e expandir o conhecimento, não depender da intuição, não ficar preso à preconceitos, reduzir a ignorância, completar informações, coletar dados para dercisões mais acertivas, resolver problemas de forma eficaz, identificar métodos e dados para diagnosticar desafios e desenvolver soluções, estimular a curiosidade e o pensamento crítico …
- Formular Hipóteses … (DIRECIONAR) … orientar a pesquisa e processo investigativo, servir de referência e ponto de partida para testar novas teorias e teorias existentes, delimitar o escopo ou campo de estudo, refinar perguntas em busca de informações … sugerir as melhores soluções a serem testada.
- Testar Hipóteses … (EXPERIENCIAR) … validar ou refutar hipóteses, gerar dados empíricos para construir conhecimento confiável, demonstrar relações de causa e efeito e padrões, garantir que as conclusões sejam objetivas (sem qualquer subjetividade), que sejam reproduzíveis, replicáveis, controlaveis, legitimem as teorias e hipóteses, permitir avanços práticos e tecnológicos … transformar ideias sem base concreta em realidade, valor e utilidade.
- Analisar Qualidade dos Resultados … (VALIDAR PROCESSO) … garantir critérios rigorosos de precisão, confiabilidade (integridade), reprodutibilidade (capacidade de obter resultados semelhantes), conclusões baseadas em evidências sólidas e verificáveis, rigor metodológico e técnicas aplicadas.
- Comparar Resultados com Hipóteses … (VALIDAR HIPÓTESE) … concluir, determinar se os dados coletados corroboram (apoiam) ou refutam as hipóteses iniciais, para validar ou ajustar o conhecimento científico.
- Comunicar Resultados … (COMUNICAR) … divulgar resultados e descobertas de forma clara, objetiva e ética, permitir que outros validem, repliquem e construam sobre o conhecimento, usando linguagem acessível e imagens, rigor estatístico para garantir transparência e credibilidade.
- Agir … (AGREGAR VALOR) … gerar e gerenciar conhecimento científico, empírico ( prático ), útil (que atenda necessidades, resolva problemas).
- Gerenciar o Conhecimento Científico … definir um padrão de ciclo contínuo de criação, organização, disseminação e preservação de informações e descobertas … documentar o conhecimento de forma rigoroza, registrar metodologia, dados brutos e dados de análise, fazer revisões especializadas, usar banco de dados de ésquisas, usar metadados, descrições padroizdas de metadados, para facilitar a busca e interoperabilidade … garantir que o conhecimento seja presenvado e reutilizado na cultura da empresa … usar mecanismos de almazenamento digital e de segurança da informação CIDAL – confiabilidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.
- Areas de gestão … 1) estratégia, 2) operação, 3) logística, 4) produção, 5) marketing, 6) economia e finanças, 7) cognição
- Componentes e Estágios … 1) Observar, 2) Formular Perguntas, 3) Pesquisar Respostas, 4) Formular Hipóteses, 5) Testar Hipóteses, 6) Validar ou Refutar Hipóteses, 7) Comunicar Resultados e 8) Aplicar o Conhecimento.
- Áreas de Gestão … 1) Estratégia Mudanças, 2) Finanças, 3) Governança, 4)
- Cognição … analisar funções cognitivas (psicológicas) … atenção, percepção, memória, linguagem, pensamento, aprendizagem e metacognição.
- Epistemologia … estudar a filosofia da ciência, aprender o conhecimento científico, definir “o que conhecer”, “como conhecer” e “porque conhecer”).
- Gestão Científica … aplicar o método científico nos negócios e empresa …. usar a observação, questionamento, pesquisa, hcomo estratégia, operação, marketing, finanças, conhecimento, cognição, computação e inteligência artificial.
- Gerenciar o conhecimento científico e suas etapas … sistematizar criação, organização, armazenamento, compartilhamento, recuperação e apresentação do conhecimento.
- É como uma corrrente com vários elos.
- O gerenciamento dsse processo de aprendizagem científica gera fatos, dados, métricas, previsões, informações e conhecimento científico e inteligência.
- É uma forma segura e controlável de ganhar e reproduzir conhecimento.
- Pode que pode estar embutida e gerenciada no cotidiano da empresa, via ferramentas para ajudar nas várias atividades descritas.
- É um método confiável de transformar o conhecimento comum em conhecimento científico, qe qualquer indivíduo e empresa podem usar … está a disposição de todos.
Método Científico e Cognição.
O método científico é a base empírica e sistemática da ciência cognitiva, que estuda a mente e seus processos , princípios para formular e testar teorias sobre a cognição humana.
Perguntas e Respostas ... questionar e investigar a cognição (atenção, memória, percepção, pensamento, linguagem, aprendizagem, analítica, síntese, avaliação, julgamento, pensamento crítico, etc … perguntas e respostas planejadas, pensadas, refletidas, desdobradas, são combustíveis do “motor do progresso” .
Formulação de Hipóteses … tem um papel crucial na cognição, funciona como guia, direciona o pensamento, organiza a investigação e estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico … funciona como uma ponte entre a observação e a experimentação sendo essencial para a aquisição e estruturação do conhecimento … é base de referência para a tomada de decisão.
Teste de Hipóteses … na perspectiva da cognição envolve a experienciação e explicação de teorias temporárias e resultados, avaliação de evidências, comparação de informações sensoriais ou dados empíricos recebidos, interação empírica, tomada de decisão, validação, refutação, modificação, adequação, ajustes, correção de crenças, técnicas, procedimentos e conhecimentos mais precisos do contexto, ambiente, comportamento humano e ferramentas, embasar decisões mais informadas e objetivas.
Perguntas e Respostas de Marketing.
O marketing científico pode ser explorado, ensinado e aprendido tendo as perguntas como ponto de partida e insumo básico.
As formulação das perguntas contróem a árvore de decisão da empresa na perspectiva de marketing.
Cada pergunta não tem resposta certa, mas indica caminhos.
- PLANO de MARKETING … guia de referência geral que explica todas as ações de marketing e resultados previstos.
- Estratégia … definir recursos para atingir objetivos de venda para mercados, consumidores e produtos … o que vender, para quem, quando, onde, como e quanto.
- Otimizar Recursos … orientar dimensionamento e uso de recursos, e ativos de forma eficiente, produtiva, sem desperdícios e competitiva.
- Garantir Foco … definir objetivos e metas SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes, Temporizáveis),
- Atividades … e mensuráveis para atrair, conquistar e reter clientes de forma sustentável.
- Campanhas … concatenar campanhas de aqyusição, monetização e fidelização, ao invés de campanhas isoladas.
- Quais INDICADORES da MARCA …
- Sinal ou distintintivo diferenciador de um produtoconceitos, imagens, essência, personalidade, valores, diferenciais, cores, tipografia, tom de voz, missão, visão, valores.
- Imagem logo.
- Proposta de valor.
- Foco de atributos.
- Singularidade.
- Mensagem.
- QUAIS são os PROPÓSITOS e OBJETIVOS de marketing – mercados, produtos e consumidores?
- O QUE (qual) a OFERTA (PRODUTOS)?
- Produtos …
- Serviços
- Soluções.
- ONDE será a AÇÃO de MARKETING (MERCADO) ?
- Ambiente Digital
- Ambiente Físico.
- Site da empresa.
- Redes Sociais.
- Comunidades.
- E-mail.
- Propaganda.
- Canais de Marketing.
- Parcerias.
- QUEM são os CLIENTES IDEAIS (CONSUMIDOR) … quais são seus atributos?
- Hierarquia de necessidades.
- Ticket de compra.
- Frequência de compra.
- Localização.
- Relacionamento … não cliente, esporádico, regular, preferencial, ex-cliente.
- Mercado … varejo, micro empresa. pequena empresa, grande empresa.
- Consumo … comportamento de aquisição e uso de serviços.
- Quais os INDICADORES de MERCADO … indicadores de controle dedesempenho sobre demanda, compra, venda, tendências, sazonalidades, competição e ?
- Quais as MENSAGENS, CONTEÚDOS e HISTÓRIAS … palavras chave, títulos, perguntas e respostas, para chamar atenção do mercado e atrair clientes ideais?
- COMO será a OFERTA … descrição do composto de marketing – produtos, preços, promoções, praças, processos, pessoas e evidências físicas?
- QUANDO realizar ações e obter resultados?
- QUANTO será o RETORNO … qual o investimento e lucro da implantação do plano de marketing – pesquisa, análise de dados e informação, inovação de produtos, serviços, funcionalidades, ofertas e campanhas?
O marketing se preocupa em analisar o ambiente externo e interno e desenvolver estratégias para atrair cliente e facilitar a venda das ofertas da empresa.

Check List
Método Científico no Marketing.
Propósito, Características e Aplicações.
- Orientar Esforços de Marketing … usar o método científico para orientar os esforços de marketing … formular perguntas, objetivos, estratégias e plano de marketing … criar métodos, ferramentas, modelos, técnicas, para suportar o plano de marketing e orientar as interações da empresa para coletar fatos e dados de mercado, focar nas atividades de gestãoi de nos produtos e consumidores de forma sistemática, correta e consistente para garantir a qualidade da marca, ofertas e campanhas.
- Gerar Pesquisas e Previsões de Marketing … conhecer e analisar comportamentos de mercados, consumidores e produtos … qualificar e quantificar tamanhos, movimentos, crescimento, tendências, padrões, mudanças, sazonalidades, clientes ideais, fornecedores produtos, serviços, soluções e ofertas.
- Testar Estratégias … usar teoria, pesquisa, previsões, hipóteses, experiências, procedimentos e formalidades para todos os estágios do ciclo de vida de produtos, serviços, soluções, canais de informação, vendas, suporte, campanhas de aquisição, monetização e fidelização, ofertas de marketing, parcerias, e etc … avaliar e aprender porque e como os esforços de marketing e vendas funcionam ou não peçlo uso de ferramentas e modelos não subjetivos e sim científicos, usar o aprendizado científico, através da gestão refinar e implementar campanhas subsequentes.
- Testar “Hipóteses de Marketing” … matriciar e identificar as preincipais relações envolvendo (mercado x produto x consumidor) para probver informações e insumos para a análise, estratégia e planos … desenvolver esquemas para atrair pessoas e empresas para comprar … fazer suposições testáveis sobre como uma ação de marketing e um resultado específico, servir de ponto de partida para experimentar estratégias e otimizar resultados … formular e simular estratégias de marketing digital, otimização de SEO e campanhas.
- Selecionar Indicadores de Marketing … retorno sobre o investimento, custo de aquisição por cliente, taxa de conversão, taxa de click, tráfego no site e redes sociais, receita média total do cliente, etc.
- Identificar Variáveis Controláveis e Mensuráveis no Mix 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoa, Processo e Evidências Físicas … monitorar e controlar esse mix de elementos (recursos controláveis) para materializar e influenciar estratégias e táticas de marketing.
Observe que as perguntas descritas como exemplos instigam a pesquisa em busca das respostas.




