- Um dos maiores desafios no aprendizado empresarial é aplicar o novo conhecimento de forma imediata e correta e garantir o retorno do investimento projetado.
- A causa mais frequente de insucesso ou sucesso na aprendizagem empresarial não está no entender um novo conhecimento e sim está nas etapas seguintes … ancoragem, compreensão, aprendizado e aplicação.
- É uma cadeia de processos cognitivos que vai além do entendimento.
- Nas abordagens tradicionais o sujeito para o que está fazendo, submete-se a um treinamento, entende a lição, volta ao ambiente de tarefas e muitas vezes não consegue encaixar o aprendizado nas atividades do seu dia a dia.
- A razão, de uma forma geral, é a falta da ferramenta adequada para internalização e sistematização do novo conhecimento no ambiente de tarefa.
- O conhecimento corrente e o novo conhecimento precisam precisam ser ancorados por uma ferramenta mental e/ou física.
O aprendizado via ferramenta trabalha vários aspéctos como compreensão, habilidade, comportamento, grau de autonomia, corretismo, consistência, capacidade de executar uma tarefa com alto desepenho e ao mesmo tempo sinaliza necessidade op não de orientação, suporte, supervisão ou mediação conforme a interação do sujeito com o objeto.
- A forma de usar ferramentas no ambiente de trabalho expressa de forma explícita a competência do sujeito – conhecimento, habilidades e comportamento.
- O uso de ferramentas na empresa aumenta a capacidade do sujeito e equipes no trato das tarefa.
- Aprender a usar ferramentas demanda teoria e prática e muita repetição.
- Propicia a aprendizagem significativa que ancora o conhecimento novo ao conhecimento corrente, a cada ciclo de interação do sujeito o objeto do seu conhecimento.
- Demanda e gera saber explícito ( também chamado de conhecimento tácito ou ” `a posteriori”, ou conhecimento prático ), que gera fatos e dados, que podem ser observados, medidos e analisados.
- O aprendizado baseado em ferramentas foca em tarefas, uso de esquemas, tecnologias e práticas.
- Um propósito é que as atividades sejam executadas de forma mais específica, mensurável, rápida, correta e os resultados sejam continuamente mais consistentes e alcançáveis … usar ferramentas elimina a subjetividade e introduz objetividade.
- A aplicação do aprendizado via ferramentas permite apprendizagem “on the job”, imediatamente e continuamente.
- Permite que um colega de trabalho mais experiente ou com maior habilidade com a ferramenta possa ajudar outro que tenha alguma dificuldade
- Permite que um profissional menos experiente observar o experiente no uso da ferramenta para ajudar autoregulação e automonitoramento.
- O uso da ferramenta externaliza a compreensão e o conhecimento do sujeito de forma explícita.
- Adicionalmente, o uso de ferramentas centra o aprendizado na habilidade, instiga o saber (buscar mais conhecimentos) e muda comportamento.
- O processo é semelhante a saber tocar um instrumento … permite com a mesma ferramenta estudar a teoria e prática.
- Ajuda a identificar desvios ou mudança de comportamento, tendo o uso da ferramenta como referência ou modelo.
- O uso de ferramentas incentiva o profissional torna-se responsável do seu processo educacional, de forma autônoma, e autodidática.
- Facilita o desenvolvimento e retenção de talentos pelo exercício e suporte contínuo do desenvolvimento do conhecimento e inteligências do profissional.
- Ferramentas mentais ou cognitivas são ferramentas que aumentam o desempenho do cérebro para executar as funções cognitivas cerebrais: atenção, percepção, linguagem, memória, pensamento e aprendizado.
- Essas 6 “funções hipotéticas” nos ajudam a modelar a cognição.
- São essenciais e estão presentes em tudo que é “cognitivo”, sempre trabalham combinadas, são acionadas de várias formas, automaticamente pela força do hábito, e por ferramentas mentais, nas suas várias formas. essas 6 funções, estão no núcleo de uma infinidade de outras funções cognitivas, que usamos todo o dia sem nos conscientizarmos … são exemplos os processos cognitivos como como observar, categorizar, organizar, hierarquizar, sequenciar, fazer analogias, argumentar, dedizir, induzir, ção
- AudaR a modelar negócios, pensar, resolver problemas e tomar decisões.
- Atualmente, as empresas na sua grande maioria adotam uma combinação de empirismo, pragmatismo e construtivismo, como correntes filosóficas, advindas dos movimentos sociais, culturais, educacionais e escolas de negócios contemprâneas.
- As escolas de negócio que preparam e especializam as empresas e pessoas não incluem essas disciplinas no currículo.




