Matriz ou Array é uma estrutura de dados reticulada, em formato de rede, usada de múltiplas formas pela cognição humana, computação, engenharia, gestão de empresas, projetos, processos, tarefas.
O Check List – Tipos de Matrizes, resume diferentes propósitos e aplicações da estrutura e processamento matricial nas empresas.
O objetivo é exemplificar os vários usos da estrutura e processamento matricial na perspectiva cognitiva, computacional e de gestão de processos e projetos.
Conscientizar da multiplicidade de aplicações suportados pelo pensamento matricial no nosso dia a dia.
Compreender como a matriz é usada para resolver problemas científicos, matemáticos, geométicos, computação gráfica, modelagem e psicologia cognitiva e inteligência artificial.
Ajudar a prospectar e Identificar oportunidades de uso.
Usar a estrutura e o pensamento matricial como metferramenta para aprender, ensinar, fazer repetições espaçadas, diagnosticar.
Servir de ferramenta para construir “esquemas mentais matriciais” aumentar o desempenho cognitivo em várias frentes: aprendizagem, resolução de problemas, comunicação e tomada de decisão.

Check List.
Matrizes.
Propósito, Características e Aplicações.
- Matriz de Adjacências … uma forma de representar um grafo como uma matriz quadrada, onde cada célula Matriz (i,j) indica se existe uma conexão (aresta) entre o vértice (i) e o vértice (j). O valor (1) significa que a aresta existe, e (0) significa que não existe.
- Matriz Cartesiana … expressar o raciocínio matricial matemático, demonstrar ou revelar um sistema de referência ou contexto, observar “formas” e maneiras “o mais aproximadas possível” do nosso modo de ver o mundo … representadas todas as demais matrizes, geometrizar, visibilisar pontos, retas e curvas, facilita uma comparação vetorial e matricial de pontos nos espaçoes e contextos, envolvendo multifatores … permitir o integercâmbio e transferência de conhecimento crítico, filosófico e científico entre domínios.
- Matriz de Contexto … conjunto de circunstâncias que envolvem uma determinada situação, ou projeto, inclui ambiente, pessoas envolvidas, os antecedentes históricos e culturais, entre outros fatores … organizar informações de forma matricial, ajuda aintegrar, sintetizar, múltiplas fontes e variáveis para ganhar visão holística, formular estratégias e compreender significados.
- Matriz de Dados … estrutura para organizar conjuntos de dados de forma matricial ou tabular (linhas e colunas) e sistemática, facilitar o processamento mental e computacional, aplicar métodos estatísticos, algoritmos de análise de dados qualitativos ou quantitativos, facilitar identificar e comunicar visualmente ou graficamente ocorrências e padrões.
- Matriz de Decisão … ferramenta visual para avaliar e priorizar opções, comparando-as com base em critérios pré-definidos, ajudar a tomar decisões objetivas, atribuir pontuações para cada opção em relação aos critérios, que podem ser ponderados por sua importância, aplicar uma pontuação geral para cada opção, facilitar a seleção da melhor alternativa, especialmente em situações complexas com múltiplas variáveis.
- Matriz Estocástica … ou matriz de probabilidades, usada para descrever os conjuntos de probabilidades de eventos, representar um conjunto de variáveis aleatórias, com a propriedade de que a distribuição de probabilidade do próximo estado depende apenas do estado atual e não da sequência de eventos.
- Matriz FOFA … (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) … analisar qualitativamente, matricialmente e sistematicamente, o ambiente interno e externo da empresa para formular o planejamento estratégico de longo prazo e prover um panorama geral do negócio para suportar planos táticos e operacionais.
- Matriz RACI – gerenciar responsabilidades de cada pessoa em um projeto ou tarefa através de quatro papéis: Responsável, Autoridade, Consultado e Informado, organizar visualmente, as atribuições de tarefas para reduzir confusão, evitar conflitos, aumentar a eficiência e clareza nas expectativas da equipe.
- Matriz de Modelagem … estrutura multidimensional para representar sistemas complexos, dados de entrada, pesos de conexão, parâmetros e metainformações.
- Matriz de Memoria … criar modelo de imagem mental tabular com “m linhas e n colunas”, para facilitar adquirir, armazenar e recuperar dados, informações e conhecimentos.
- Matriz de Processos … representar escopos de processos com linhas para repreentar estágios do processo – planejar, executar, controlar e ajustar, e colunas para representar atividades – modelagem, propósito, objetivo, situação, meta, estratégia, plano, oferta , produto, serviço, soluçao, recurso, tarefa, etc).
- Matriz de Projetos ... representar escopo de projeto, com linhas para representar componentes e colunas para representar áreas de gestão (mudança, orçamento, equipe, governança, modelo de gestão, KPIs, Planos,
- Matriz de Monitoramento … acompanhar e avaliar o progresso de projetos, processos ou sistemas, organizando informações sobre o que está sendo monitorado, indicadores, metas e resultados.
- Matriz de Rastreabilidade … conectar diferentes elementos do projeto, como requisitos, testes e entregas, para monitorar acordos de serviços ao longo do tempo, garantir que todos os requisitos estejam atendidos, facilitar o controle de mudanças e responsabilidades, verificar e assegurar o resultado final alinhado com os objetivos iniciais..
- Matriz de Requisitos … organizar requisitos ou atributos de valor para garantir alinhamento aos objetivos de um projeto, para rastrear e conectar requisitos com outros elementos do projeto, como objetivos de negócio, testes e funcionalidades, garantir que todos os requisitos, avaliar impactos de mudanças, funciona como um mapa que visualiza as relações entre os requisitos e componentes do projeto.
- Matriz de Gestão … combinar a gestão funcional (linhas) com a gestão de projeto (coluna), fazer com que um funcionário responda a multiplos gerentes (funcional e de projetos).
- Matriz de Controle e Desempenho … grupar e relacionar indicadores qualitativos ou de controle (linhas) e quantitativos ou de desempenho (colunas) num mesmo esquema mental ou matriz.
- Matriz de Mudança … gerenciar mudanças e competências, organizar informações, visualizar cenários atuais e futuros, planejar situações, ações e transições.
- Sintetização … apresentar um todo em m x n partes ou possibilidades de pensar, perceber, representar conceitos e realidades.
- Matriz de Valor … um tipo de matriz de decisão e requisitos, para comparar matricialmente e graficamente ofertas de marketing e empresas via curvas de valor, num plano cartesiano, com atributos de valor (qualitativa) no eixo das abcissas (x) e as percepções de valor (quantitativa) no eixo das ordenadas (y), as curvas possibilitam identificar foco, singukaridade e mensagens de valor embutidas na estratégia de cada competidor e oferta, avaliar o desempenho e estratégia de valor, marketing e vendas … é aplicada no plano estratégioco, tático e operacional.

Conclusão.
Matriz ou Array é uma estrutura de dados base para modelar, representar e simular contextos, sistemas, processos, interações, controles, pensamentos, abstrações, pensamento racional, lógico e dedutivo.
Todas as aplicações de matrizes listadas são frequentes no dia a dia da empresa.
Existem vários tipos ou aplicações da matriz na gestão de planos estratégico, tático e operacionais na empresa.
Matrizes ajudam na gestão de escopo ao definir claramente papéis e responsabilidades (Matriz RACI).
Organizar requisitos e garantir que eles se alinham aos objetivos do projeto (Matriz de Requisitos).
Rastrear a origem dos requisitos para identificar inconsistências (Matriz de Rastreabilidade).
Proporcionam visibilidade, facilitam a comunicação e o controle.
Auxiliam na priorização e no gerenciamento de mudanças.
São ferramentas para assegurar que o trabalho se mantenha alinhado ao que foi planejado.
Matrizes são ferramentas cognitivas e computacionais para modelar a atenção, percepção, pensamento, meoria, linguagem e aprendizagem.






